Alunas do Curso de Confeitaria Básica, oferecido em Vila Bela da Santíssima Trindade pelo Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda – por meio do Projeto Teresa de Benguela, conheceram todo o processo de produção em visita técnica a uma padaria e confeitaria em Pontes e Lacerda. O objetivo foi alinhar o aprendizado desenvolvido em sala de aula à atividade prática dentro de uma empresa referência no setor.
Coordenadora local do Projeto Teresa de Benguela, Elaine Senes destacou o conhecimento proporcionado às alunas. “A visita à Maná Panificadora e Confeitaria foi um momento enriquecedor e de grande importância para o aprendizado delas. Essa experiência proporcionou uma vivência prática que complementa o conteúdo teórico, aproximando-as do ambiente real de trabalho; e fortalecendo suas habilidades e confiança para ingressar no mercado, conquistando assim mais autonomia e oportunidades”.
Professora do curso, Olívia Santos complementou. “Primeiramente, a visita contribui sobre a visão delas em relação à confeitaria, o processo que envolve todo o trabalho necessário. Trazê-las para visitar uma padaria que é referência em Pontes e Lacerda e região colabora muito para formação, perspectivas na área e também da panificação. Agrega muito valor para o conhecimento que elas vem adquirindo nas aulas do curso em Vila Bela”.
Proprietário da empresa, Eliseu Nascimento enalteceu o processo de formação de profissionais. “É uma grande experiência atender essas alunas. Como falei para elas, também fazemos essas visitas técnicas em São Paulo (SP) com nossos funcionários e agora, abrimos a empresa para acompanharem todos os processos. A Maná nasceu em 2008, com parâmetros pequenos e graças a Deus fomos crescendo dia após dia, cada vez mais, investindo. Em breve vamos passar por mais uma reforma de ampliação, tanto para atendimento ao público como de produção”. A padaria também fornece produtos para a região e chega a produzir 3,5 toneladas de pão de queijo por mês.
A aluna do curso, Jéssica Pereira Silva frisou o conhecimento prático. “É muito gratificante chegar até aqui, passar por todo processo de aprendizado. Fizemos uma visita maravilhosa em uma empresa que é referência em padaria e confeitaria em Pontes e Lacerda. Tudo que vimos aqui na prática, conhecemos também na teoria em sala de aula. Agora, voltamos com muito mais aprendizado, porque Vila Bela não tem um local assim e é preciso ter”, finalizou.