Retorno das atividades presenciais

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste informa à comunidade que prepara o retorno às atividades presenciais, após mais de um ano realizando atividades remotas devido à pandemia do Covid-19.

Desde março de 2020, as atividades presenciais em todo IFMT foram suspensas, sendo mantidas apenas atividades no sistema remoto. Assim, foi instituído no IFMT o Regime de Exercícios Domiciliares, mais conhecido pela sigla RED, para o desenvolvimento das atividades acadêmicas em domicílio e iniciado no Campus em 18 de maio de 2020.

No último dia 23 de setembro de 2021, o Conselho Superior (CONSUP) do IFMT deliberou pelo retorno gradual às atividades presenciais, a critério de cada Campus o seu planejamento e organização. Esse retorno se organiza em 4 fases, sendo elas:

FASE 1 - Atividades Não Presenciais: Contempla as atividades de ensino e atividades administrativas de forma remota, correspondendo à fase atual na maioria das instituições.
FASE 2 - Retomada: Definida como a fase de retorno inicial e gradual para os servidores e alunos.
FASE 3 - Regime de oferta mista: Realização de Atividades Não Presenciais em alternância com atividades presenciais.
FASE 4 - Aulas presenciais: - Retorno presencial de 100% das atividades de ensino

Deste modo, o Campus definiu pelo retorno gradual presencial, a partir do dia 04 de outubro, com a FASE 2. Sendo este o planejamento:

FASE 1: desde fevereiro de 2021

Atividades acadêmicas, estágio, pesquisa e extensão no sistema remoto;
Manutenção do ensino no sistema RED;
Retomada de parte dos serviços administrativos através de escala;

FASE 2:

a) a partir de 04 de outubro de 2021

• Retorno de servidores técnicos ao trabalho presencial;
  • Retorno dos coordenadores de cursos ao trabalho presencial;

FASE 3:

b) a partir de 25 de outubro de 2021

• Retorno das aulas presenciais (com revezamento das turmas).
  • O CRONOGRAMA PARA AS AULAS PRESENCIAIS DE CADA TURMA, FOI DISPONIBILIZADO PARA CADA CLASSE, PELA COORDENAÇÃO DO CURSO PERTINENTE;
  • Pais/ou responsáveis PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO deveriam assimar o TERMO DE AUTORIZAÇÃO do estudante, para comparecimento às aulas (clique nos links e faça o dowload do Termo editável), que deveria ser entregue no Setor de Protocolo do Campus até 15/10/2021).

Termo de autorização para comparecimento às atividades presenciais (para pais assinarem)
Termo de autorização para comparecimento às atividades presenciais (para alunos maiores de idade)

• NO CASO DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR, UM FORMULÁRIO ONLINE foi ENVIADO PELAS COORDENAÇÕES DE CURSOS PARA PREENCHIMENTO.

FASE 4:

A partir de 15/12/2021. (Conforme Instrução Normativa 006/2021/PROEN/RTR, o nível considera: situação local normalizada, com possibilidade de realização de atividades em sua totalidade de forma presencial, exceto àquelas relacionadas à educação a distância).

----------------------------------------------------------------------

LIVE CURSOS NOTURNOS: Clique aqui e veja a live (gravada) realizada com objetivo de prestar esclarecimentos sobre modelo de revezamento, das aulas presenciais, para o CURSOS NOTURNOS, em 06/10/2021.

LIVE ENSINO MÉDIOClique aqui e veja a live (gravada) realizada com objetivo de prestar esclarecimentos sobre modelo de revezamento, das aulas presenciais, para o CURSOS DO ENSINO MÉDIO, em 13/10/2021.

----------------------------------------------------------------------

Vídeos com orientações de biossegurança (clique nos links):

1-BIOSSEGURANÇA: o uso de recursos audiovisuais para o ensino de medidas para o retorno presencial

2-BIOSSEGURANÇA: de casa até o IF

3-BIOSSEGURANÇA: entrando no IF e indo para sala de aula

4-BIOSSEGURANÇA: na sala de aula

5-BIOSSEGURANÇA: do banheiro a água

6-BIOSEGURANÇA: o uso dos espaços e indo embora

----------------------------------------------------------------------

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E TENHA ACESSO À LEGISLAÇÃO QUE AMPARA O RETORNO GRADUAL:

INSTRUÇÃO NORMATIVA SGP/SEDGG/ME N.º 90

Resolução 53/2021 - RTR-CONSUP/RTR/IFMT