Acadêmicos do sexto semestre do curso superior de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste, Jeferson Barros Feliciano e Leonardo Cruz apresentaram o artigo intitulado Desafio Tech no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), realizado entre os dias 24 e 28 de novembro, em Curitiba (PR). Sob orientação da professora Letícia Ferreira Mendes, o trabalho, desenvolvido na disciplina Projeto Integrador de Extensão I, propõe um jogo de tabuleiro educativo voltado ao ensino de informática.
A apresentação ocorreu na categoria Protótipo do evento satélite Apps.Edu 2025, um concurso integrado de desenvolvimento de soluções de tecnologia e objetos de aprendizagem para a educação. O trabalho exposto pelos acadêmicos alia gamificação e tecnologia para trabalhar conteúdos como lógica de programação, redes, hardware, software, segurança da informação e matemática. A mecânica do jogo combina um tabuleiro físico com um aplicativo mediador que gerencia perguntas e movimentos, tornando a experiência de aprendizado dinâmica, interativa e atrativa para os estudantes.
Conforme detalhado, a dinâmica envolve o lançamento de um dado que seleciona uma das seis categorias de perguntas, gerando desafios aleatórios sobre informática e instruções que determinam o avanço ou recuo no tabuleiro. A vitória é definida pela maior pontuação, equilibrando sorte e conhecimento técnico. A proposta, conforme os autores, se apresenta como uma ferramenta pedagógica eficaz, unindo diversão e aprendizado de maneira inovadora e alinhada às demandas contemporâneas da educação.
Para a professora Letícia, participar do CBIE foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. “Tive a oportunidade de conhecer pesquisas inovadoras, debater com professores, estudantes e profissionais comprometidos com a educação e a tecnologia. Pudemos refletir sobre como a Inteligência Artificial, junto com a inteligência coletiva e digital, pode transformar processos de aprendizagem e inclusão.”
O discente Jeferson Feliciano também compartilhou a experiência. “O evento CBIE foi muito promissor e adquiri novas experiências, principalmente por ser um evento dessa magnitude. Foi muito prazeroso poder mostrar que o IFMT também faz parte das inovações e diferenciais no mundo da tecnologia/educação. Pudemos falar para todo mundo que viemos de Mato Grosso, do IFMT Campus Pontes e Lacerda. Fomos muito elogiados e enaltecidos, muito bem acolhidos também. Obrigado!”, encerrou.

