IFMT Pontes e Lacerda: alunos do Ensino Médio apresentam pesquisas em congresso internacional

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 8 de Novembro de 2023 às 10:03

Alunos do Ensino Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste apresentaram os resultados de pesquisas desenvolvidas no Campus, no XIII Congresso Internacional da Abralin – Associação de Linguistas do Brasil, realizado em Curitiba (PR), entre os dias 30 de outubro de 03 de novembro.

Em forma de pôster, os trabalhos foram expostos a professores da área de Letras, alunos de graduação e também discentes de pós-graduação.

Professora coordenadora, Elexandra Amaral detalhou a participação dos discentes. “A participação dos nossos alunos, que durante um ano desenvolveram projetos de pesquisa na área da Linguística, para estudantes e profissionais da área, foi de extrema valia para o seu desenvolvimento pessoal e profissional; e mesmo para a área, posto que uma das mais relevantes questões apresentadas nos últimos anos é justamente esta: é possível inserir a Linguística na Educação Básica? Se sim, como?”.

Kaique Pereira Costa Leonel, que expôs um dos trabalhos, destacou a temática abordada na pesquisa apresentada. “O projeto do qual ela participa objetiva auxiliar os alunos do Campus no desenvolvimento da escrita de gêneros literários diversos e de dar-lhes a oportunidade de publicarem as suas histórias na revista digital Literatus, a qual está em desenvolvimento.

“Para as nossas apresentações, tanto as que fizemos no WorkIF ( Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT), quanto a feita no XIII Congresso Internacional da Abralin, em Curitiba, utilizamos os dados de dois alunos que são colaboradores da revista para analisarmos a sua evolução, não somente a da escrita, mas também do seu processo criativo e do olhar que os outros têm do seu texto”.

O estudante ainda destacou o incentivo do IFMT à pesquisa. “Ao dar aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de apresentar os resultados do seu trabalho em eventos acadêmicos como a Abralin, a instituição mostra que se importa com o desenvolvimento deles e que valoriza a pesquisa científica. Para nós é uma oportunidade a mais, única, de aprendizado e uma experiência que fica marcada na vida”.

Também apresentaram pesquisas no XIII Congresso da Abralin, os alunos Lucas do Nascimento Soares, Julia Gomes Parada, Eduarda Ortiz e Ana Clara do Valle.

O Laboratório de Linguagens fez, ao todo, 5 apresentações em outubro e novembro deste ano: uma comunicação oral e duas apresentações de pôster no WorkIF; e duas apresentações de pôster na Abralin.