início do conteúdo

Programa Tereza de Benguela

O Instituto Federal de Mato Grosso oferta mais de 100 cursos, desde os de curta duração (formação inicial e continuada) até a pós-graduação. Atende a população mato-grossense em 19 unidades distribuídas por todas as regiões do estado. E além das ofertas regulares, contempla os mais diversos públicos através de seus programas de extensão, entre eles o Programa de Extensão Tereza de Benguela: criado em 2017, tem como objetivo central a elevação de renda através da educação e capacitação de mulheres que se encontram em condições de vulnerabilidade social. Executado por meio de projetos que são selecionados anualmente a partir de editais, financiados com recursos oriundos do orçamento do IFMT, já capacitou mais de 700 mulheres em condição de vulnerabilidade social.

O Projeto Tereza de Benguela foi concebido em consonância com as linhas de ação do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMT que prevê em suas Políticas Institucionais voltadas ao Desenvolvimento Econômico e Responsabilidade Social: “Desenvolver ações de incentivo ao empreendedorismo, proporcionando geração de empreendimentos pela comunidade interna e apoiando micro e pequenos empreendedores da comunidade interna e externa”.

Desta forma, o IFMT Campus Pontes e Lacerda firmou parceria com a prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade para oferta de 04 cursos livres: Confeitaria Básica, Panificação Básica, Corte e Costura e Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino.

Clique nos links e conheça o Projeto Pedagógico de cada Curso:

Confeitaria Básica

Panificação Básica

Corte e Costura

Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino

TEREZA DE BENGUELA

Tereza de Benguela foi uma mulher negra que liderou o Quilombo Quariterê, também conhecido como Quilombo do Piolho localizado às margens do rio Guaporé, na atual cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, no estado de Mato Grosso. Sob a sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas. Em homenagem a Tereza de Benguela, o dia 25 de julho é oficialmente o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data comemorativa foi instituída pela Lei n° 12.987/2014. Também em sua memória o IFMT batizou, com seu nome, o seu programa de extensão que visa capacitar e oferecer autonomia social e econômica para as mulheres. Tereza é uma mulher mato-grossense, símbolo de luta e resistência, e os habitantes do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, sua cidade natal, estão entre o público a ser atendido por este projeto.

Assim, vislumbra-se através da parceria com o Ministério das Mulheres, ampliar o alcance da Política institucional voltadas ao Desenvolvimento Econômico e a Responsabilidade Social através da oferta de vagas para o público feminino em vulnerabilidade social, em consonância ao Projeto Piloto Qualifica Mulher, instituído pela Portaria n. 3.175/2010 e alterada pela Portaria no 595/2021, com a finalidade de “estimular ações que promovam a autonomia econômica da mulher em contribuição para o desenvolvimento econômico e social”.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

Telefone: (65) 3266-7650

Pontes e Lacerda/MT