Alunos do IFMT-Pontes e Lacerda participam da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 30 de Maio de 2019 às 09:12

Alunos do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste participam, nesta quinta-feira (30), da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o objetivo, conforme a organização, “é despertar nos discentes o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição”. As etapas estadual e nacional acontecerão em agosto e novembro, respectivamente.

Coordenador local da etapa no Campus, o professor Bernardo Janko Biesseck destacou de que forma a competição estimula os alunos. “A participação em olimpíadas escolares estimula os estudantes a melhorarem o seu nível de conhecimento naquela área específica, pois a classificação para as próximas etapas da competição é eliminatória. A OBI é uma competição difícil e exige bons conhecimentos de programação de computadores. Alguns conteúdos exigidos nas provas não fazem parte do currículo do curso técnico devido à sua complexidade, como por exemplo, grafos. Por isso, como coordenador local da competição, eu realizei alguns encontros aos finais de semana com os estudantes para resolver exercícios e ajudá-los a se preparar para a competição. Assim, esta é mais uma oportunidade que os estudantes têm de adquirir novos conhecimentos!”.

Os melhores colocados serão convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da Unicamp, durante a qual participarão de cursos e treinamentos em vários níveis, do básico ao avançado. Durante o Curso de Programação Avançada, haverá uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática (IOI2019), que contará com a participação de equipes de mais de 80 países. A IOI2019 será na cidade de Baku, Azerbaijão.