Assistência Estudantil disponibiliza serviços de acessibilidade comunicacional

Publicado por: Reitoria / 25 de Abril de 2022 às 17:14

Entre os serviços estão tradução/interpretação para LIBRAS, legendagem e audiodescrição
aos eventos e materiais institucionais do IFMT

O Instituto Federal de Mato Grosso está disponibilizando contrato para atendimento de serviços de acessibilidade linguística e comunicacional para a pessoa surda por meio da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades (DSAEstudantil) e a Pró-Reitoria de Administração (Proad).

O contrato prevê serviços de Tradução/Interpretação de Libras - simultânea ou consecutiva remota (RSI); Tradução/Interpretação de Libras - pré-gravada (audiovisual); Audiodescrição - pré-gravada (audiovisual); Legendagem para surdos - pré-gravada (audiovisual).

A ação integra o Programa de Acessibilidade Linguística e Comunicacional da DSAEstudantil previsto no Plano de Gestão IFMT (2021-2025). Com isso, todos os eventos (remotos, híbridos ou transmitidos nas redes sociais) e materiais audiovisuais institucionais poderão contar com os serviços de acessibilidade.

A DSAEstudantil está empenhada nos avanços da Educação Inclusiva e no atendimento dos(das) estudantes PcD, e quer contar com o apoio da comunidade interna na implantação desses serviços. Portanto, é imprescindível que todo o IFMT ao organizar um evento (on-line/híbrido) e/ ou produzir um material audiovisual, considere a necessidade da acessibilidade à informação.

Passo a passo para contratação do serviço

Para fazer uso do contrato o Campus ou setor da Reitoria precisará preencher o Formulário de Solicitação de Serviços no SUAP observando:

• Tradução/interpretação para Libras (Eventos on-line, Híbridos): A solicitação deve ser feita com, no mínimo, sete dias de antecedência ao evento;
  • Disponibilização do material que será utilizado para a dupla/equipe que atenderá o evento: considerando a natureza do serviço de tradução/interpretação para Libras para uma melhor qualidade do serviço prestado é necessário a disponibilização dos materiais com antecedência;
  • Serviços de tradução/interpretação, legendagem e audiodescrição dos materiais institucionais do IFMT:  antecedência de sete dias para a data pretendida do lançamento/início da campanha.

A execução financeira do contrato se dará pela Reitoria do IFMT.

Para mais informações e descrição dos serviços de acessibilidade à informação e à comunicação conforme os itens disponibilizados para o IFMT acesse o Ofício 5/2022 no SUAP. https://tinyurl.com/274pa626

Ou envie um e-mail para: dsaestudantil@ifmt.edu.br ; ou ligue:  65 3616-4185

Marcadores: ifmt_1