CARTA ABERTA ÀS MULHERES DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS PONTES E LACERDA

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 31 de Março de 2022 às 18:00

CARAS SERVIDORAS, ESTUDANTES, ESTAGIÁRIAS E COLABORADORAS TERCEIRIZADAS do Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso,

O mês de março está finalizando, juntamente a ele, o projeto Mulheres que Inspiram, idealizado e executado pelo Núcleo de Qualidade de Vida do IFMT campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste chega a sua culminância. As discussões, as atividades empreendidas no desenvolvimento deste projeto foram salutares para refletirmos sobre a situação da mulher na contemporaneidade. Essas discussões apontam que ainda é tempo de debates e construções coletivas para a expansão dos direitos das mulheres e sua representatividade na superação das desigualdades.

O Projeto Mulheres que inspiram para além de empreender reflexões sobre o papel da mulher na sociedade em seus diversos âmbitos, se encarregou de direcionar homenagens às servidoras, estagiárias e colaboradoras terceirizadas do campus. Através das quais foi possível que as conhecêssemos mais detalhadamente em suas áreas de atuação em suas singularidades. Para uma instituição de ensino contar com mulheres com perfis diversos é fulcral para assegurar a inovação e renovação de sua missão, pois isso possibilita a promoção de discussões de alto nível  com diferentes pontos de vista e experiências numa clara valorização das diversidades. Refletir  sobre o respeito as diversidades é nossa obrigação, pois lidamos diuturnamente com diferentes públicos. Trabalharmos com mulheres com diferentes habilidades e competências é revigorante, porque a força e a coragem advindas delas nos dão esperanças de seguimos firmes na missão de ressaltar a importância de aumentarmos o debate sobre a diversidade e a equidade em todas as esferas da sociedade.

Caríssimas, somente pessoas que ousam romper barreiras e padrões predeterminados, se realizam. Permitam-se serem vistas como vocês são. Não devemos criar personagens para sermos aceitas e agradar aos outros. Não aceitem menos do que vocês merecem. Enfim, mulheres, sejam quem vocês desejam ser porque não há limites para nós.

Na oportunidade, agradeço a todas as mulheres aguerridas que com sua força de trabalho e determinação nos estudos contribuíram para o crescimento do campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste, e deixam seus nomes incrustados nas paredes do nosso campus, assim tornando-se parte de nossa história e memória.

Lembre-se nos PODEMOS!

Parabéns Mulheres do Campus PLC!

Abraços,

Vanderluce Moreira Machado Oliveira