Novo grupo de estudantes internacionais chega para intercâmbio no IFMT

Publicado por: Reitoria / 16 de Agosto de 2023 às 10:32

Dezenove intercambistas oriundos da Alemanha, França, Dinamarca, Itália e Tailândia chegarão aos diversos campi do IFMT no segundo semestre deste ano

Um grupo de intercambistas oriundos da Itália, que estudarão em diferentes unidades do IFMT durante as suas estadias no Brasil foi recebido no dia (12) pelos representantes da equipe da Diretoria de Relações Internacionais -DSRI, por voluntários do AFS e por integrantes das famílias hospedeiras.

A recepção ocorreu no saguão do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. A estudante Silvia Betazzo seguiu para Campo Novo do Parecis; Cecília Staforte ficará em Cuiabá; Ilaria Putignano e Aurora Da Rold residirão em Pontes e Lacerda; Rebecca Tarabelli residirá em Primavera do Leste; Diego Fiume e Francesca Murroni ficarão em Rondonópolis.

Esses jovens estão entre os 19 intercambistas oriundos da Alemanha, França, Dinamarca, Itália e Tailândia que chegarão aos diversos campi do IFMT no segundo semestre deste ano. Eles terão a oportunidade de vivenciar uma experiência intercultural no Brasil, especialmente em Mato Grosso, onde cada cidade que os receber possibilitará a eles ter uma perspectiva única do estado e de suas culturas.

Estudantes do Campus Primavera do Leste promovem acolhida à italiana Rebecca Tarabelli

Ações de Internacionalização

A diretora de Relações Internacionais, Sônia Regina relata que a vinda de mais um grupo de intercambistas possibilita, além das intensas trocas culturais entre os estudantes brasileiros e estrangeiros, o envolvimento desses últimos na realização de trabalhos e projetos acadêmicos em conjunto com a comunidade estudantil do campus.

“Esses intercambistas vem não apenas para estudar, trabalhar a questão intercultural, mas também desenvolver projetos junto com os alunos. Os embaixadores mirins, também alunos, darão suporte nessas ações que envolvem a comunidade do campus. Estamos trabalhando com esses jovens nessa missão de internacionalizar o IFMT. Pense, dezenove estrangeiros desenvolvendo projetos, tendo aulas, participando do dia a dia junto com os nossos alunos, que troca rica,” avalia a diretora.

O Instituto Federal de Mato Grosso abriu um processo seletivo inédito, que visa a escolha de um estudante para representar cada um dos 19 campi em missão internacional, em Covilhã, Portugal. Este intercâmbio, inteiramente custeado pela instituição, ocorrerá em novembro de 2023.

O objetivo é incrementar os conhecimentos dos participantes nas áreas de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Os candidatos passarão por seleção meritocrática criteriosa, a fim de garantir que o perfil mais preparado seja escolhido para representar o campus.

Nos últimos dois anos, em parceria com a organização internacional de aprendiuzagem intercultural AFS, apenas o campus Sinop, uma das dezenove unidades formadoras do IFMT, recebeu mais de 10 alunos estrangeiros, vindos de diferentes países – Itália, Hungria, Nova Zelândia, Dinamarca, França, dentre outros.

Além da missão europeia, dois estudantes, selecionados em 2022, farão um curso intensivo de inglês na The Crenshaw Academy – prestigiada escola de idiomas na Florida (EUA), que tem acordo de cooperação internacional firmado com o IFMT.

O reitor Julio Santos frisa que a instituição vem buscando acessar as experiências internacionais de outras instituições e proporcionar também aos servidores vivências e trocas de conhecimentos em projetos internacionais em parceria com diferentes instituições.

“Temos recebido estudantes, professores de diversas universidades de países do mundo, como também proporcionado aos nossos servidores essa vivência internacional, através de cursos de capacitação, formações e parcerias em projetos, a exemplo da implantação do centro de robótica e desenvolvimento de softwares com a NBU da Noruega. Então, nossa instituição tem tido uma atenção muito especial nessa busca por avanços da educação profissional e tecnológica”.