Egresso do IFMT Pontes e Lacerda defende dissertação de mestrado na UFPR

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 10 de Fevereiro de 2021 às 08:12

José Wilson Vieira Flauzino, egresso do Curso Superior Tecnólogo em Redes de Computadores, do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, defendeu e teve aprovada a dissertação de mestrado na Universidade Federal do Paraná. O tema geral da pesquisa foi a Virtualização de Funções de Rede, mais conhecido por NFV (acrônimo de Network Functions Virtualization), recente paradigma de redes de computadores que tem transformado o modo que os serviços de rede são disponibilizados e gerenciados, como ele mesmo explanou.

Flauzino explicou porque optou pelo tema. "Uma das principais motivações para a escolha do tema de pesquisa (NFV) foi sua direta relação com a graduação que cursei no IFMT, Redes de Computadores, por isso me desperta muito interesse. Outro ponto determinante é o grande potencial de impacto direto na vida das pessoas através da pesquisa científica, além da vasta quantidade de questões de pesquisa ainda em aberto sobre o tema (por conta de seu recente surgimento)".

Desta forma, conforme José, "a nova abordagem proposta por NFV tende a aumentar significativamente a flexibilidade das redes e prover maior agilidade aos operadores de rede, acarretando em uma redução de custos operacionais e financeiros. Na prática, isso exerce influência direta sobre tecnologias amplamente utilizadas em nossa sociedade, como os diversos serviços da Internet". Ele ainda acrescentou que a"concretização desse novo paradigma é feito através de sistemas que chamamos de 'plataformas NFV'. Minha pesquisa propõe uma arquitetura de gerência e orquestração de serviços de rede que viabiliza a superação de diversas limitações das atuais plataformas NFV. Esta pesquisa resulta em uma nova plataforma NFV chamada CloudStack/Vines, que é desenvolvida como software de código aberto". O projeto está disponível no link: https://www.inf.ufpr.br/ jwvflauzino/vines

Flauzino também falou da experiência no mestrado. "Fui muito bem recebido pela comunidade da UFPR e pelo laboratório do qual hoje faço parte, o LaRSiS (Laboratório de Redes, Sistemas Distribuídos e Segurança). Foram anos de bastante evolução e superação de (muitos) desafios. Mas também pude aproveitar várias oportunidades e conquistar diversas realizações. Isso inclui, por exemplo, minha participação no projeto GT-FENDE (https://gt-fende.inf.ufrgs.br: 8080/en/team) da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) composto por membros de universidades como UFSM, UFRGS, UFPR, UNICAMP e UZH (da Suíça)".

O egresso ainda teceu agradecimentos. "Gostaria de ressaltar que o IFMT foi um divisor de águas em minha vida. Durante minha passagem pelo campus de Pontes e Lacerda (como aluno e professor) tive contato com todos os eixos promovidos pela instituição (o tripé pesquisa, ensino e extensão), o que foi extremamente valioso ao encarar a pós-graduação. Por fim, destaco ainda a grande importância dos órgãos de fomento à pesquisa científica. Fui bolsista da CAPES e isso foi fundamental para a minha permanência no curso e também permitiu que eu me dedicasse totalmente à pesquisa ao longo do mestrado", finalizou.