Egresso do IFMT Pontes e Lacerda lança livro sobre ensino de Química Forense

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 10 de Novembro de 2021 às 17:14

Egresso do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, Douglas Freitas de Oliveira, lançou o livro 'Química forense: uma abordagem teórica, lúdica e experimental para o ensino de química', fruto parcial da dissertação de mestrado dele, que é mestre em Ensino de Ciências Naturais-Ensino de Química pela Universidade Federal de Mato Grosso e Licenciado em Química pela mesma universidade, além de professor efetivo do quadro da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.

Douglas, que é egresso do Curso Técnico Integrado em Química do IFMT Pontes e Lacerda, foi recebido pela diretora-geral do Campus, Vanderluce Moreira Machado. "O livro é um produto que é parte do mestrado, e é voltado para área da química forense, que nada mais é do que a perícia criminal, sob o ponto de vista dos processos químicos. Então, o livro é voltado para professores, licenciandos, técnicos  e formandos na área de química, e também áreas afins, porque a química forense é essencialmente interdisciplinar", afirmou o autor.

Douglas também destacou a abordagem pedagógica da obra. "Especialmente para professores que já atual em qualquer nível da educação, que queiram usar da temática química forense para ensinar química no dia a dia da sala de aula. O livro traz além das questões técnicas, procedimentos e teorias, dos processos da química forense em si, traz a abordagem didática-pedagógica".

O professor ainda enalteceu a contribuição do IFMT Pontes e Lacerda para formação dele. "Venho de uma família bastante humilde e o único caminho para ascensão social, para ter uma vida melhor, sempre soube que seria o estudo. Sempre gostei de estudar muito. No IFMT tive essa possibilidade de ter um ensino de qualidade, de ser abraçado mesmo. Aqui, desenvolvi muitos projetos ao longo de 4 anos, inclusive a criação do Nadem (Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Monitoria). A partir daí, foi com a convivência com os docentes que fiz pesquisa pela primeira vez. No segundo ano, com a professora Érica Lopes Rascher, na área de psicologia; depois com o professor Stefano Teixeira Silva, com algumas pesquisas de iniciação. Depois, quando entrei na universidade já tinha uma bagagem muito boa do curso de Química, que relativamente é visto como difícil, para poder concluir e dar prosseguimento. Conheci a área de Química aqui e me apaixonei por ela", declarou.

Diretora-geral do Campus, Vanderluce frisou a persistência do estudante. "Isso demonstra a importância de uma instituição como o IFMT na cidade de Pontes e Lacerda e região. O quanto faz para transformar a vida das pessoas. Ficamos muito felizes por termos participado da formação desse cidadão compromissado com o conhecimento, o ensino, e que reconhece a importância que o Campus Fronteira Oeste, seus servidores, teve na trajetória dele. Desejamos muito sucesso", finalizou.