Ex-estudante do IFMT Fronteira Oeste é selecionada em mestrado na Capital

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 2 de Fevereiro de 2016 às 14:01

Uma ex-estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Fronteira Oeste, em Pontes e Lacerda, foi selecionada para ocupar uma das vagas no mestrado de Ciências Ambientais, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (Unic), entre outras instituições. O curso ministrado na capital mato-grossense estuda, entre outros temas, variações de temperatura e mudanças climáticas em centros urbanos e de florestas.

Cristiane Aparecida Eliziari, 26 anos, concluiu seus estudos no IFMT Fronteira Oeste em 2013. A partir disso, começou a lecionar durante um tempo, mas hoje se prepara para esta nova etapa. “Pra mim, isso representa mais uma oportunidade de qualificação e crescimento na minha carreira. O IFMT foi fundamental para me motivar a estudar e seguir este caminho”, destacou.

Sua pesquisa terá como tema “Caracterização da cobertura do céu de Cuiabá por meio do índice de claridade”. De acordo com ela, a proposta é fazer um estudo sobre os níveis de poluição na capital levando em consideração o nível de claridade.

Segundo o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFMT Fronteira Oeste, Stefano Teixeira Silva, a meta do Instituto é preparar o estudante para a vida acadêmia e também para o mercado de trabalho. “O objetivo é formar o estudante para alçar voos maiores”, destacou.

Educação Superior

Os Cursos Superiores do Campus Pontes e Lacerda do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) oferecem aos seus alunos uma formação humana abrangente, atrelada a uma sólida formação profissional de nível superior, que os qualifica e prepara para oportunidades profissionais em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Nesse sentido, os cursos oferecidos pelo Campus Pontes e Lacerda, todos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), seguem em duas frentes: os Cursos Superiores de Tecnologia em Comércio Exterior e em Redes de Computadores, que atendem demandas mais específicas e direcionadas do mercado de trabalho, e o Curso Superior de Licenciatura Plena em Física, que busca a formação de professores em uma área de atuação com grande demanda profissional, sobretudo no interior Mato-grossense.

O curso de Licenciatura em Física tem como objetivo a formação de professores que atuarão na docência de Física, sobretudo na Educação Básica. Considerando a demanda do Estado de Mato Grosso por professores de Física e por compreender o papel da Escola na formação de professores, o Campus Pontes e Lacerda desenvolveu um programa curricular para esta Licenciatura que busca formar professores com conhecimento pedagógico para compreender, analisar e gerenciar as relações internas e externas ao processo de ensino-aprendizagem, bem como dominar estratégias de ensino diversificadas que favoreçam este processo.