Delegação do IFMT Bela Vista faz visita técnica em Vila Bela da Santíssima Trindade

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 24 de Agosto de 2023 às 17:17

A atividade possibilita formação cultural e científica para além da esportiva

Os estudantes do Campus Cuiabá - Bela Vista que participam dos 8º Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT) aproveitaram a tarde livre desta quinta-feira (24) para realizar uma visita técnica ao município de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A visita foi idealizada pelos professores de Educação Física, Rogério Marques de Almeida e Anderson Augusto Ribeiro. Rogério comenta que a iniciativa é uma oportunidade única para ilustrar a relevância de eventos como os JIFMT.

“Estamos desenvolvendo atividades esportivas em Pontes e Lacerda e nunca estivemos tão próximos da primeira Capital de Mato Grosso. Alguns estudantes nunca mais terão esta oportunidade novamente. Esta é a forma de materializar nos JIFMT o que este evento produz de mais essencial: formação cultural e científica para além da esportiva”.

O professor de História Caio Cesar Martins de Souza, que também faz parte da delegação, ficou responsável pela curadoria do passeio. “Decidimos aproveitar a oportunidade para conhecermos a primeira capital de Mato Grosso e sua importância no processo histórico e geográfico do país, além da construção histórica, cultural e social da região que foi forjada na exploração do ouro”, comentou.

A atividade foi organizada pelas Secretarias de Turismo e de Cultura de Vila Bela, sob responsabilidade de Joice Gonçalves dos Santos, e contou com visitas ao Palácio dos Capitães Generais e Museu Arqueológico, Poço do Lelis, Ruínas da Igreja Matriz, Praça Central, Rua Pouso Alegre, Sítio Arqueológico Complexo Santo Antônio dos Militares e Orla do Rio Guaporé.

“Do ponto de vista arqueológico, a visita foi essencial para contextualizar a cultura histórica local, seus bens materiais e imateriais”, concluiu Caio.