Eventos agitaram o campus Pontes e Lacerda durante o mês de novembro

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 8 de Dezembro de 2015 às 16:04

Durante o mês de novembro de 2015 o IFMT Pontes e Lacerda realizou vários eventos. O primeiro deles foi a III Semana de Física, realizada pelo curso de Licenciatura Física, entre os dias 10 e 13/11. Outros eventos realizados em novembro foram a VIII Semana da Consciência Negra, nos dias 18 e 19/11 e, no dia 19/11, o IV Encontro Literário O poder da Palavra. Por fim, foram realizados os Jogos Interclasses, nos dias 28 e 29.

III Semana de Física

O Curso de Licenciatura em Física do IFMT Pontes e Lacerda, em parceria com o PIBID/Física, Projeto Via-Láctea e CAPEL (Clube de Astronomia de Pontes e Lacerda) realizou, no período de 10 a 13 de novembro de 2015, a III SEMANA DE FÍSICA, com o tema À Luz do Conhecimento. A programação contou com várias oficinas e minicursos, palestras e encontro de egressos, além de de apresentação de trabalhos e culturais. Veja a GALERIA DE FOTOS e o VÍDEO do evento.

Segundo o Coordenador e Professor do Curso, Stefano Teixeira, “o principal objetivo do evento é fornecer aos licenciados, como também aos egressos, a capacidade de atuar na docência da Educação Básica, possibilitando que os mesmos construam uma visão crítica em relação ao papel social da ciência física na sociedade, fazendo com que o futuro professor desenvolva uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos". Além disso, o evento também teve o objetivo de "capacitar o futuro profissional para a elaboração de conteúdos e desenvolvimento de métodos, produtos e aplicação em sua área de atuação e formar futuros docentes com domínio dos conhecimentos específicos em Física e suas relações com a Matemática e outras Ciências", finalizou Stefano. LEIA MAIS.

Semana da Consciência Negra

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2015 o IFMT Pontes e Lacerda realizou a Semana da Consciência Negra. Esta foi a oitava edição do evento, o mais antigo do campus, que teve como tema Identidades e Representatividades da Mulher Negra. Dentre as atividades, foi realizada uma palestra de abertura com o tema "As rainhas anônimas da fronteira oeste: Pérolas negras de Vila Bela, representações e identidades", com a professora Silviane Ramos. Na quinta-feira, dia 19/11, a Professora da UFMT de Rondonópolis, Paula Faustino, palestrou sobre (In)visibilidade feminina negra em Mato Grosso.

Segundo a Coordenadora do evento, Manuela Arruda, "a questão de gênero e o lugar da mulher na sociedade tem sido discutido ao longo do ano, tendo até sido tema da redação do Enem". Assim sendo, com a realização deste evento, o campus "vem cumprir o seu papel social e trazer para os estudantes, para a comunidade acadêmica em geral, formas de dialogar com a diversidade, de dialogar com as questões raciais e com as questões de gênero", explicou.

Durante o evento, foi exposto o Projeto A crítica do gosto, que tem o intuito de quebrar os paradigmas de beleza, mostrando a beleza negra através de fotografias. Além disso, também foram realizadas várias oficinas, minicursos e mesas redondas. Veja as fotos: GALERIA e OFICINAS E MINICURSOS. Veja também o VÍDEO SOBRE O EVENTO.

IV Encontro Literário O Poder da Palavra

O Encontro Literário O Poder da Palavra é a realização de um concurso literário, que visa fomentar a prática de leitura e produção de textos nas escolas públicas e privadas do município. Segundo Rita de Cássia, coordenadora do evento, este foi o ano em que o concurso teve mais inscrições, contabilizando quase 300 textos de várias escolas de Pontes e Lacerda. A premiação, realizada no dia 19/11, contou com ampla participação dos alunos e professores da região. O tema para a composição dos textos deste ano foi Presente e Passado: O preconceito ainda existe e, por isso, foi realizado junto à Semana de Consciência Negra.

Os ganhadores dos primeiros lugares do concurso deste ano foram:
- Poesia: Ítalo Eduardo Delmachio, da E.E. Mário Spinelli;
- Crônica: João Vitor Vieira Flauzino, da E.E. São José;
- Fábula: Rejan Souza Gomes, da E.E. Mário Spinelli; e,
- Artigo de Opinião: Narumi Ito, da E.E. 14 de Fevereiro.

Veja a GALERIA DE FOTOS e o VÍDEO DA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

Jogos Interclasses

Os Jogos Interclasses 2015 do IFMT Campus Pontes e Lacerda foram realizados nos dias 28 e 29 de novembro de 2015, durante os três turnos e em 04 modalidades: futsal, handebol, basquetebol, voleibol. No dia 28 foram realizados os jogos entre as classes e no dia 29, os jogos interturnos. Veja a galeria de fotos.