início do conteúdo

Fórum Central discute assistência estudantil no Instituto Federal de Mato Grosso

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 24 de Outubro de 2023 às 18:26

As demandas e o planejamento de assistência estudantil no âmbito do Instituto Federal de Mato Grosso foram pauta, hoje, do VI Fórum Central de Assistência Estudantil, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento aconteceu paralelamente à V Mostra de Arte do IFMT (MArte) e o Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (WorkIF).

Diretor Sistêmico de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidade do IFMT, Leonardo Santana de Lima destacou a necessidade do debate. “As demandas que aqui são apresentadas, discutidas e debatidas, são encaminhadas para a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidade, para serem avaliadas e levadas ao reitor. O que ocorre das discussões aqui, é o que trazemos dos Fóruns locais. Cada campus realiza anualmente seu encontro local. São encontros em que conseguimos dialogar a respeito da assistência estudantil, e questões institucionais”.

Para o ano que vem, conforme Leonardo, o planejamento orçamentário não deve sofrer alteração. A participação dos alunos, por outro lado, se torna fundamental. “Na política de assistência estudantil do IFMT temos estrutura de controle e de gestão. A estrutura de controle social da política são as comissões locais de permanência estudantil. Cada campus tem uma. Dentro dela temos estudantes representados, de todos segmentos de cursos que o campus oferece, seja ensino médio ou superior. Eles também debatem essas questões e essas demandas são apresentadas, sugeridas. As definições, as propostas são deles, porque a assistência estudantil é um direito deles. Ninguém melhor para falar do que eles”.

A primeira edição do Fórum foi realizada em agosto de 2017 na cidade de Cuiabá. Em 2018, o IFMT iniciou o trabalho de realização das etapas locais, conforme prevê a política institucional, cujo objetivo principal é garantir o diálogo e a participação de toda a comunidade dos campi sobre as pautas locais da assistência estudantil.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

Telefone: (65) 3266-7650

Pontes e Lacerda/MT