Grupo de teatro do IFMT-Pontes e Lacerda apresenta peça inédita e discute mortandade de animais em rodovias

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 21 de Agosto de 2019 às 14:58

O grupo de teatro EcoBioArtes (do grupo de pesquisa Ciências Socioambientais na Fronteira) do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste se apresentou na etapa regional da 16ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – FETRAN, em Campos de Júlio-MT. Na categoria juvenil, dentro da temática ambiental que busca discutir os impactos das rodovias e o excesso de veículos, bem como a imprudência que resulta na mortandade de animais silvestres ao longo da malha viária, foi encenada a peça: "O bicho na estrada, a estrada sobre o bicho". Inédito, o roteiro foi escrito e dirigido pelo professor de Biologia Sérgio Gomes.

De acordo com Sérgio, a intenção foi ressaltar a importância do tema e sensibilizar motoristas. "(...) por isso, velocidade dentro dos limites permitidos e o uso de cinto de segurança podem evitar danos a fauna, bem como a integridade física dos condutores de veículos e seus passageiros, uma vez que um acidente com um animal silvestre, principalmente de grande porte, pode conduzir a tragédias, como bem ressaltado pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal que estavam presentes no evento".

Sérgio ainda destacou a dedicação dos alunos na construção dos personagens para o espetáculo. "Uma peça teatral não é feita só da apresentação, é um processo construtivo, que depende de muito esforço, principalmente fora de cena, como a ação do figurino e maquiagem, realizados pela professora colaboradora Francimeire Fernandes. Dos discentes, há muitos ensaios e persistência, com apoio da direção do Instituto Federal de Pontes e Lacerda".

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o Fetran Teatro nasceu em Mato Grosso há 16 anos e serviu como base para o Fetran Pedagógico – ações desenvolvidas pela PRF nas escolas em todos os estados. O evento é organizado pelo Grupo de Educação para o Trânsito (Getran) da PRF. O objetivo é estimular a produção cultural no ambiente escolar e sensibilizar as pessoas quanto à responsabilidade de cada um para um trânsito seguro.