IFMT assina protocolo de Intenções com Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de MT

Publicado por: Reitoria / 25 de Julho de 2023 às 18:35

IFMT e o compromisso com a inserção de pessoas egressas do sistema prisional no mercado de trabalho

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT assinou, na segunda-feira (24), um Protocolo de Intenções com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo – GMF, do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.

O objetivo é a criação do Programa de Fortalecimento da Política Pública de Acesso à Educação de Jovens e Adultos em Situação de Privação de Liberdade e Egressos do Sistema Prisional e Socioeducativo no âmbito do Estado de Mato Grosso.

Assinaram o documento, representando o IFMT, o reitor Julio César dos Santos, e o Tribunal de Justiça, o desembargador Orlando de Almeida Perri, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/MT). O prazo de vigência do acordo será de 48 meses.

O reitor Julio Santos destacou o caráter humanitário da parceria, pela possibilidade de reinserção social e de um recomeço de vida para essa parte da população.

“É uma ação extremamente importante, fundamental para a construção de oportunidades para essas pessoas que já vem de uma condição bastante difícil e que acabam vivenciando um processo de discriminação muito grande aqui fora quando, depois que pagarem por aquilo que cometeram acabam pagando uma segunda vez pela falta de oportunidades,” afirmou.

Com a capacitação, prossegue o reitor, nossa instituição coopera para criar melhores condições para a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e, dessa forma, contribuir para a segurança, a saúde e a geração de emprego e renda na sociedade.

Além dos egressos do sistema prisional, o IFMT trabalha, através do programa Teresa de Benguela, com outros segmentos, como indígenas, quilombolas e agricultores familiares, para citar alguns. Em 2023 o Instituto capacitará 280 mulheres privadas de liberdade pelo Teresa de Benguela.

“Então o IFMT é uma instituição que tem compromisso social com as pessoas, sobretudo com aquelas que mais precisam desse trabalho de inclusão”.

Campanha de Ressocialização de Mato Grosso

O Protocolo de Intenções soma-se a outras parcerias voltadas ao sistema carcerário e socioeducativo que visam à promoção de políticas públicas para egressos do sistema prisional, com foco na ressocialização. A solenidade de lançamento da Campanha de Ressocialização de Mato Grosso contou com a presença da presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber. Ela foi recebida pela presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, na sede do Poder Judiciário, onde também foi lançado o Mutirão Processual Penal 2023.

A cerimônia ainda teve a participação do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes e demais membros do Judiciário Mato-grossense.