IFMT - Campus Pontes e Lacerda ganha destaque com sete artigos científicos aprovados no maior evento de computação da América Latina

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 25 de Maio de 2023 às 09:01

Sete artigos desenvolvidos com pesquisadores do Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste do IFMT foram aprovados em eventos que integram o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), maior congresso de computação da América Latina.

Desse total, cinco trabalhos denotam o protagonismo dos estudantes que integram o Laboratório de Pesquisa e Programação do Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste. Coordenado pelos professores da área de Informática,  João Gabriel Rocha Silva e Renan Vinicius Aranha, o laboratório tem o intuito de desenvolver habilidades científicas e profissionais com estudantes do Ensino Médio.

As publicações refletem também parcerias interinstitucionais do IFMT com o Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (CEFET-MG) e com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Além de oportunizar a interação com pesquisadores de outras instituições, a colaboração em pesquisa enriquece a formação dos estudantes ao favorecer compartilhamento de saberes e experiências entre estudantes dos diferentes níveis de ensino das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O 43º CSBC, organizado neste ano pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), será realizado entre os dias 06 a 11 de agosto em João Pessoa, na Paraíba.

Confira a lista de trabalhos aprovados:

Evento: 10º ENCompIF (Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais)

Título: Estudo comparativo entre um algoritmo de evolução diferencial e um algoritmo genético para classificação de fake news na web.

Autores: Vinicius Maciel Chaves  (IFMT),  Maria Laura Pezzin  (IFMT) e Felipe Orlando Brum (IFMT) e João Gabriel Rocha Silva  (IFMT).

Título: Análise do desempenho dos estudantes na disciplina de Programação de Computadores utilizando princípios de comunidades em Redes Complexas
Autores: Guilherme Oliveira Aguiar (IFMT), Miguel Antônio Pezzin Silva (IFMT) e João Gabriel Rocha Silva (IFMT).

Título: Os Institutos Federais e a Curricularização da Extensão:uma Análise da Região Centro-Oeste do Brasil

Autores: Diego Xavier Siqueira (IF Goiano), Geisa Boaventura (IF Goiano), Lívia Campos  (IF Goiano), Mateus Barros Macedo  (IF Goiano), Newarney Torrezão Costa  (IF Goiano), Renan Vinicius Aranha (IFMT) e Cleon Xavier Pereira Júnior (IF Goiano).

Evento: Women in Information Technology (WIT)

Título: Professoras de Tecnologia da Informação nas Universidades Federais: um panorama da região Centro-Oeste do Brasil
Autores: Ana Clara do Valle (IFMT), Elloá Fonseca Lima (IFMT), Gabrielly Luíza Trajano Soares (IFMT), Maria Júlia Marques Schettini (CEFET-MG) e João Gabriel Rocha Silva (IFMT).

Títulos: Análise do comportamento social das estudantes na turma do curso técnico em Informática de uma Instituição Pública Federal utilizando Redes Complexas
Autores: Vitória Calonga dos Santos (IFMT), Nathalia Gomes Teixeira (IFMT), Kalel Matheus Baião Pereira (IFMT), Phelipe Oliveira Teixeira (IFMT) e João Gabriel Rocha Silva (IFMT).

Evento: Workshop sobre Educação em Computação (WEI)

Título: A formação em Computação e a (falta de) acessibilidade em sistemas computacionais: acaso ou resultado?
Autores: Ryan Breno da Silva Correa (IFMT), Nathalia Gomes Teixeira (IFMT), Filipe Jesus Portilho (IF Goiano), Cleon Xavier Pereira Júnior (IF Goiano), Renan Vinicius Aranha (IFMT).

Título: Integrando a Extensão ao Currículo: uma Análise sobre a Curricularização da Extensão em Cursos de Computação da região Centro-Oeste
Autores: Ian Silva (IF Goiano), Gustavo Rocha Moreira (IF Goiano), Lívia Campos  (IF Goiano), Newarney Torrezão Costa (IF Goiano), Renan Vinicius Aranha  (IF Goiano), Vinicius Henrique Alves Barros  (IF Goiano) e Cleon Xavier Pereira Júnior (IF Goiano).