IFMT - Campus Pontes e Lacerda torna público o Edital 17/2022 e o Regimento Interno das Eleições do Grêmio Estudantil

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 21 de Setembro de 2022 às 17:23

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste, por meio da Direção-Geral, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria nº 741, de 19 de abril de 2021, por meio da Comissão Local Permanente de Assistência Estudantil, instituída pela Portaria nº 15, de 26 de abril de 2021, TORNA PÚBLICO, por meio deste Instrumento, o Processo Seletivo do Edital nº 17/2022.

O Edital conténdo as instruções, assim como o Regimento Interno das Eleições do Grêmio Estudantil poderão ser conferidos através dos arquivos PDF anexos à esta notícia.

1. Princípios básicos do Grêmio Estudantil:

1.1 É uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

1.2 O Grêmio Estudantil do IFMT - Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste tem a participação dos estudantes sem qualquer distinção de etnia, credo político ou religioso, orientação sexual ou quaisquer outras formas de discriminação, estimulando o interesse dos alunos na construção de soluções para os problemas do Campus, contribuindo para formar, assim, cidadãos conscientes, participativos e multiplicadores destes valores. "No cumprimento de suas finalidades, o Grêmio promove ações nas áreas social, cultural, esportiva, educacional e política, podendo realizar eventos, cursos, debates, palestras, campeonatos, concursos e quaisquer outras atividades ligadas a suas finalidades.

2. Instruções para inscrição das chapas:

2.1 A inscrição deverá ser realizada via preenchimento de formulário on-line:
https://forms.gle/HaHGMGFXrJuoV8DS9 por um dos membros da chapa, informando o nome da chapa, os nomes dos integrantes e suas respectivas turmas, até às 12:00 horas do dia 23 de setembro de 2022. Cada chapa deve conter no mínimo 11 e no máximo 15 estudantes da educação básica (dos cursos técnicos).

2.2 Documentação:

2.2.1 Deverá anexar no formulário um documento com foto de cada membro da Chapa, preferencialmente o RG sendo os dois lados do documento.

3. Votação:

3.1 A votação será presencial através de preenchimento de formulário on-line que estará disponível no auditório do IFMT - Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste, no dia 04 de outubro de 2022, das 7:00 às 12:20 e das 13:00 às 18:20.

4. Cronograma da eleição:

Período de inscrição da chapa: 21/09/2022 a 23/09/2022

Resultado das inscrições: 23/09/2022 (13:00h)

Campanha eleitoral: 26/09/2022 a 30/09/2022

Eleição: 04/10/2022

Divulgação do Resultado: 04/10/2022

Posse do Grêmio Estudantil: 07/10/2022

5. Disposições Finais e Transitórias

É de responsabilidade do estudante acompanhar o processo de seleção e cumprir as etapas estabelecidas no presente Edital assim como no Regimento Interno das Eleições do Grêmio Estudantil IFMT - Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste (Anexo I) e sua participação neste processo seletivo implica na aceitação tácita das normas constantes neste edital.