IFMT divulga Editais de Pesquisa e Inovação; submissões iniciam em 13 de março

Publicado por: Reitoria / 7 de Março de 2023 às 16:14

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso -  IFMT, torna público os Editais nº 40/2023 e nº 41/2023, de Pesquisa e Inovação de apoio aos grupos de pesquisa para o período de 2023/2024. Serão disponibilizadas 12 cotas de projetos, sendo 8 para a pesquisa aplicada e 4 para a inovação tecnológica, onde cada projeto será contemplado com uma taxa de bancada de até R$ 50.000,00, 3 bolsas de iniciação científica para graduação e 3 bolsas de iniciação científica júnior.

O reitor do IFMT, Julio César dos Santos celebra a iniciativa juntamente com os diretores dos 19 campi e destaca ser de extrema importância para a comunidade IFMT, de modo muito especial para os pesquisadores, pois esta taxa de bancada de 50 mil reais contribuirá para o financiamento de projetos, especificamente para os grupos de pesquisa da Instituição.

"Este edital é uma ação do Programa Rede IFMT e tem o objetivo de fortalecer os grupos de pesquisa na nossa instituição, assim como fortalecer os nossos processos de pesquisa no IFMT. Comemoramos esse momento com muita alegria no coração, pois trata-se de um passo importante para o amadurecimento e o crescimento dos processos de pesquisa e inovação na nossa instituição. Quero agradecer a cada um dos nossos diretores-gerais dos campi pelo apoio e pela parceria na realização desta importante conquista para a nossa instituição."

A submissão de projetos ocorrerá de 13 de março a 17 de abril de 2023, realizada unicamente pelo SUAP - Módulo Pesquisa. Estão aptos à submissão líder ou vice-líder de grupos de pesquisa ativos no diretório de grupos de pesquisa do CNPq.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMT, Erineudo Canuto, solicita que os pesquisadores realizem uma leitura atenciosa destes editais, pois mudanças foram registradas como apresentação da proposta, composição de equipes, critérios de acompanhamento e finalização dos projetos, dentre outras alterações.

Edital Nº 40/2023 - Apoio a Grupos de Pesquisa - Projetos de Inovação Tecnológica

O objetivo principal deste edital é fomentar projetos de inovação tecnológica com médio nível de maturidade, que se enquadrem obrigatoriamente na linha de Inovação, que resulte em melhoria e solução tecnológica em serviços e/ou produtos, desenvolvidos por Grupos de Pesquisa do IFMT que possuem expertise comprovada com projetos de inovação tecnológica.

Edital Nº 41/2023 - Projetos de Pesquisa Aplicada com Bolsas de Iniciação Científica: Apoio aos Grupos de Pesquisa

Os objetivos são: fomentar a pesquisa, por meio dos grupos de Pesquisas do IFMT; consolidar o Programa Rede IFMT de Pesquisa; possibilitar a geração e a transformação do conhecimento de forma a atender às necessidades e interesses da sociedade; estimular o desenvolvimento de inovações e transferência de tecnologia para a sociedade; estimular a formação e a consolidação de grupos de pesquisa no IFMT; contribuir para o desenvolvimento regional, constituindo um vínculo que estabeleça troca de saberes, conhecimentos e experiências.

Para mais informações e conhecimento dos editais, acessem o SUAP - Módulo Pesquisa em: https://suap.ifmt.edu.br/pesquisa/editais/