IFMT – Pontes e Lacerda: Curso de Redes amplia acesso à internet em escolas municipais em processo de curricularização da extensão

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 13 de Agosto de 2021 às 07:11

Alunos do Curso Superior em Redes de Computadores do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste têm prestado auxílio em duas escolas do município, em ações de ampliação do acesso à internet em benefício à comunidade escolar. Coordenador do Curso, o professor mestre Bernardo Janko Biesseck destacou que a ação trata-se da curricularização da extensão, ou seja, o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo do Curso, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa.

Desta forma, o professor explicou que entre os objetivos está a formação integral dos estudantes para atuação profissional, bem como a promoção da transformação social. “A curricularização da extensão já está prevista em algumas disciplinas  do Curso Superior em Redes. Fizemos uma reformulação do PPC (Plano Pedagógico de Curso) em 2018 e 2019 e recebemos essa orientação da Proen (Pró-reitoria de Ensino) para inclusão. Assim, estamos realizando durante a semana atividades de infraestrutura de redes, para reativar alguns pontos de comunicação que estavam instalados mas foram desativados há uns dois anos. A ideia é facilitar o acesso à internet dentro da sala de aula”.

Conforme o docente, os alunos do curso de Redes são membros ativos na ação. “Eles estão visualizando desde o diagnóstico dos problemas até as ideias de solução e inclusive a execução da atividade que vai trazer a melhoria que pretendemos. Acredito que todos saem ganhando. Os alunos vão ter uma espécie de mini-estágio, as escolas vão ter um serviço que pagariam outra empresa realizar e o curso se aproxima ainda mais da comunidade”.

Uma das unidades beneficiadas é a Escola Municipal Sanária Silveria de Souza, no qual os alunos trabalharam na parte de cabeamento e também na reativação de roteadores, ampliando o sinal de wifi. “Agradeço ao Instituto Federal em Pontes e Lacerda por essa parceria, ao professor Bernardo e aos alunos envolvidos no trabalho em nossa escola. Era uma demanda muito grande a falta de internet, inclusive nos últimos pavilhões. Essa ação veio sanar essa dificuldade que tínhamos há bastante tempo. Quem mais vai ser beneficiada será a comunidade escolar, tanto professores como alunos”, disse o diretor José Barbosa Santiago.

Outra unidade atendida foi o Centro Educacional Infantil Máximo Assunção, que teve a parte de cabeamento reforçada e o sinal amplificado. “Vai ajudar muito os professores na aplicação de conteúdo junto às crianças. Como estamos em uma creche, utilizamos muito os vídeos, porque tudo tem que ser da forma mais lúdica possível. Utilizamos muito da tecnologia. Agradeço ao professor Bernardo por ter escolhido nossa unidade para executar o projeto, juntamente com os alunos, porque o impacto é para todos”, declarou a diretora Marinalva da Silva Santos.

Aluno do Curso de Redes e atuante na ação, Eduardo Enrique  Costa Tudeia e Silva, frisou o alinhamento de teoria e prática. “Essas atividades possibilitam experiências que podemos usar em trabalho futuros, como no uso do roteador, cabeamento, na parte técnica. Ajuda na prática do dia a dia e nos dá uma boa noção do mercado de trabalho”, finalizou.