IFMT Pontes e Lacerda e PRF promovem ações de conscientização na Semana Nacional do Trânsito

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 19 de Setembro de 2023 às 09:10

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste e a Polícia Rodoviária Federal deram início, em parceria, às ações de conscientização da Semana Nacional do Trânsito. Nesta segunda-feira (18), policiais rodoviários federais, servidores e alunos do Campus promoveram uma blitz educativa por meio da campanha 'Cinema Rodoviário', no posto da PRF local, na BR-174. Motoristas e passageiros foram convidados a assistir uma palestra orientativa e sanar dúvidas.

À frente da campanha local, o inspetor da PRF Ailton Antônio da Silva destacou a iniciativa. “Neste projeto, abordamos os veículos na pista, motoristas e passageiros, os trazemos para um auditório e conversamos com essas pessoas. Passamos alguns vídeos, curtos, e falamos sobre a conscientização no trânsito. A importância do condutor estar bem, sem sono, com veículo em dia em condições de transitar com segurança para evitar acidentes”.

O inspetor também frisou as parcerias. “Na realização de projetos, sempre buscamos outras instituições que fortalecem as ações, que nos ajudam. É muito importante a presença do IFMT, porque nosso objetivo é trazer conscientização; então há absorção desta mensagem e a transmissão dela fora daqui. A parceria vai estendendo-se e o alcance também”.

Presidente do Núcleo de Qualidade de Vida do Campus do IFMT, a professora Aline Dutton enalteceu as ações. “A Semana Nacional do Trânsito tem o intuito, enquanto comunidade escolar que é um espaço de formação humana, discutir as relações que desenvolvemos no trânsito, para que seja mais empático, mais responsável. As ações educativas são uma parceria do IFMT com a PRF, que ocorrem todos anos. (…) O objetivo é de fato chamar atenção da nossa sociedade, para um tema que é tão relevante, considerando que Pontes e Lacerda tem um número muito elevado de acidentes. Essa Semana é realmente para mostrar à sociedade que temos que pensar sobre esses valores no trânsito e essas ações são de suma importância dentro do contexto escolar”.

As ações relacionadas à Semana Nacional do Trânsito seguirão nesta quinta-feira (21), com realização de uma blitz educativa, a partir das 16h30 na BR-174. Os trabalhos serão encerrados no sábado (23), com um passeio ciclístico, com concentração a partir das 6h30 no Campus do IFMT. Um café da manhã será servido aos participantes. A participação é gratuita.

As ações também têm apoio da Polícia Militar, Bombeiros, Ciretran, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e o MTB Burguesia.