IFMT Pontes e Lacerda forma 22 novos Tecnólogos em Comércio Exterior

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 9 de Agosto de 2023 às 15:39

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste promoveu a solenidade de formatura de novos 22 Tecnólogos em Comércio Exterior, nesta que foi a última turma do Curso, encerrado este ano. Eles receberam o canudo das mãos do docente que foi homenageado pelos alunos com o nome da turma, “Professor mestre Carlos Rafael Dias”, e também do paraninfo Elvys Patrick Ferreira de Oliveira.

Oradora da turma, Bruna Rafaella Santos Oliveira destacou a emoção em seu discurso. “Despedimo-nos também desta Instituição que nos deu asas para voar como profissionais e seres humanos. Levaremos boas recordações e saudades. Quem sabe no futuro as portas ainda estejam abertas, e possamos retornar, seja como alunos ou talvez como professores, para transferir o gosto pela busca do conhecimento, assim como um dia nos foi transmitido”.

Coordenador do curso, o professor Carlos Rafael Dias, agradeceu a homenagem recebida. “Fico muito feliz com a menção do nome e acredito que isso seja reflexo do trabalho institucional que fizemos nos últimos dias, de auxiliar os alunos com as dificuldades que eles tinham, de mapear quais eram as maiores. Embora eu como coordenador tenha sido lembrado nesse honraria, é claro que temos que lembrar de todos os docentes do curso que contribuíram para que eles conseguissem superar seus desafios”.

O professor ainda complementou, como resultado, que "esta foi a maior colação de grau da história do curso. Pessoalmente fico feliz e acredito que o IFMT forma bons profissionais para a sociedade e lança esses 22 formandos para atender uma demanda no mercado, sobretudo agora com a ZPE (Zona de Processamento e Exportação) na cidade de Cáceres, começando a funcionar”.

Paraninfo, o professor Elvys Patrick reforçou que o momento “vem coroar o trabalho dos servidores, e  certificar a nossa função como formadores de pessoas e para a sociedade. Percebemos o quanto é especial para eles, é um momento muito simbólico para o IFMT, pois é a última turma de Comércio Exterior. O que nos enobrece é saber também que o percurso do curso ocorreu da melhor forma possível. O papel social do IF foi feito, realizado”.

Diretor-geral do Campus, Evandro Santos Duarte destacou a entrada dos novos profissionais no mercado de trabalho. “Essa, como sendo a maior formatura de Comércio Exterior do Campus, representa o final do ciclo, do Curso de Comércio, e representa novas oportunidades, seja no mercado de trabalho, seja em outros espaços para estes estudantes que foram formados no IFMT. Eles sempre serão parte do Instituto e desejamos que tenham muito sucesso, e que nesse novo ciclo que se inicia entendam também o Instituto como uma casa e espaço permanente de formação”, finalizou.