IFMT-Pontes e Lacerda: Grupo EcoBioArtes concilia artes cênicas e prevenção ao Covid-19 em 'teatro digital'

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 22 de Setembro de 2020 às 09:01

O Grupo EcoBioArtes tem conciliado arte e prevenção em ações voltadas ao enfrentamento do Covid-19 na região de fronteira. Integrante do Grupo de Pesquisa "Ciências Socioambientais na Fronteira Brasil-Bolívia", inserido no Laboratório de Biologia do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste desde 2017, constituiu a proposta "O desafio da Sensibilização Ambiental: O uso das Artes Cênicas no Processo de Mudança de Atitude frente a uma Pandemia". Ela foi aprovada pelo Edital 003/2020 da PROEN/IFMT, de apoio à projetos de ensino para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus.

Coordenador do projeto, o professor mestre Sérgio Gomes da Silva, explicou a dinâmica. “Em reuniões pelo Google Meet o grupo discute os roteiros de cada episódio, bem como é delimitado os papéis de cada ator. Depois os alunos fazem as filmagens de forma individual em suas residências para evitar possíveis exposição a contaminação viral. Por último, os vídeos são enviados para a equipe de produção, que faz as edições necessárias para finalização dos vídeos, que são então postados nas plataformas sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram) para divulgação”.

Sérgio destacou a dificuldade no processo. “É um desafio muito grande fazer teatro digital e individual, uma vez, que a falta do contato físico não permite expor todas as emoções do processo de construção de uma peça teatral. Porém, os alunos atores são fantásticos, e aceitaram o desafio com muita alegria, o que vem permitindo produzir vídeos bem interativos e criativos, que buscam levar a mensagem sobre o enfrentamento a pandemia do Covid19. A cada semana até o final de outubro será postado um novo episódio, com temas diversos, como conhecendo o Covid19, Como se pega o Covid19, Como se prevenir, O que fazer se pegar, Como manter a serenidade, Como manter o foco nos estudos e outros temas”.

O grupo de trabalho é composto por alunos do ensino médio integrado do campus dos cursos de Controle Ambiental, Informática e Administração (Matheus, João, Pedro, Antônio, Samara, Nathalia, Jéssica, Camilly), além de servidores docentes (Sérgio Gomes e Murilo Antônio), técnico (Antônia Gomes) e colaboração externa (Francimeire Fernandes - UNEMAT). Estes ainda atuam no roteiro, orientação, edição e acompanhamento nas mídias digitais.

Os vídeos produzidos pelo grupo são divulgados  pelo canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UCzjaaUaDP_xu1HgyDlmSjpg. Também há manutenção das redes socias no Facebook @ecobioartes.ifmt e no Instagram eco_bioartes

Confira os dois vídeos já divulgados pelo projeto: