IFMT Pontes e Lacerda: III Jornada da Consciência Negra começa hoje

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 13 de Novembro de 2023 às 10:30

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste dá início, hoje (13/11), à III Jornada da Consciência Negra, a partir das 18h, no auditório do Campus. O tema central desta edição é: “A convergência e a desanexação do nosso território: Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade”.

As inscrições, sem custo, ainda podem ser feitas por meio do endereço: https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/675/IIINEGRA/

Neste mês, objetiva-se enaltecer a riqueza cultural produzida pelas minorias. Como evento já consolidado, a Jornada marca um espaço de discussões e ações formativas. Por isso, também ocorre paralelamente ao evento a primeira edição do Prêmio Literário de Poesia. “O Prêmio propõe a todos e todas o envolvimento na criação literária como forma de incentivar a leitura e produção escrita. A proposta tem o objetivo disseminar a produção autoral de poesias negra”, afirmou a presidente da comissão organizadora da Jornada, professora Jaqueline Mendes da Silva.

Nesta segunda-feira, a programação tem início com mesa de abertura tratando do seguinte tema: “Vozes de Vila Bela: Narrativas da formação de Pontes e Lacerda”, com a palestrante Joice Gonçalves dos Santos e mediação do professor Aparecido Borges da Silva.

No dia 14, as atividades ocorrerão no matutino e vespertino com oficinas e apresentações artísticas e o Prêmio Literário de Poesia.