IFMT Pontes e Lacerda: III Jornada da Consciência Negra discute “a convergência e a desanexação do nosso território- Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade”

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 16 de Novembro de 2023 às 09:52

"A convergência e a desanexação do nosso território: Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade" foi tema da III Jornada da Consciência Negra promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, nos dias 13 e 14 de novembro, em programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima segunda-feira (20).

Durante dois dias, o público pôde discutir a temática da Jornada deste ano e também participar de oficinas alusivas à cultura negra. Presidente-Geral da Comissão Organizadora do Evento, o professor Aparecido Borges ressaltou a necessidade de ainda promover discussões sobre o tema. “Tentamos trazer um pouco da nossa história, da cultura mato-grossense, de uma forma prática. É importante lembrar que quando falamos do Dia da Consciência Negra, falamos também da nossa região, do Brasil, do período colonial, imperialista. Temos aqui a presença muito forte de 3 etnias, grupos, que fortemente fazem parte da nossa cultura. Nossa região é o epicentro dessa cultura múltipla, que temos em todo país”.

Chefe do Departamento de Ensino, o professor Almir Gomes reforçou a discussão da temática. “Para que tenhamos uma maior consciência da nossa identidade. Enquanto brasileiros, cidadãos de um país que tem histórico de escravismo, racismo, preconceito, que infelizmente se constitui. É sempre importante e por repetidas vezes passarmos por essa discussão”.

Diretora-Geral do Campus, a professora Vanderluce Machado também destacou a necessidade de abordagem. “Infelizmente ainda precisamos nos reunir para pensar e refletir no protagonismo da comunidade negra, na população. Ainda que isso seja lamentável, principalmente em um país como o nosso, miscigenado. Basta olharmos para Constituição, nossas pessoas, nosso grupo aqui presente, observamos essa mistura, que traz essa riqueza para nossa cultura. Principalmente porque estamos em uma região que é um berço de cultura”.

Teresa de Benguela- Vanderluce também lembrou as parcerias do IFMT com a prefeitura de Vila Bela, por meio do projeto Teresa de Beguela, que visa a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade. A previsão é que 240 vagas serão ofertadas. “Temos essa função de atender essas pessoas, mulheres, homens, todos que necessitam dessa ajuda. E que através da educação, que vai transformar pessoas, essas pessoas transformam a vida de outras.

A iniciativa busca gerar produtos, negócios e empreendimentos liderados por mulheres; contribuir na promoção da autonomia econômica e financeira de mulheres em vulnerabilidade social; promover a igualdade de gênero, considerando a dimensão étnico racial, além de contribuir na promoção do empoderamento feminino e no combate à violência contra a mulher.