IFMT-Pontes e Lacerda: projeto de extensão ouve idosos e transformará memórias em e-book

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 31 de Março de 2022 às 17:30

Integrantes do projeto de extensão "A construção do Gênero Memórias Entre Idosos do Lar do Idoso Irmã Afonsina", do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, tem ouvido os idosos do Lar, em Pontes e Lacerda, e registrado a histórias deles para elaboração de um e-book, que será disponibilizado pelo Campus. Autora da iniciativa, a professora doutora Gislei Martins destacou que além da retomada das lembranças significativas, a ação também colabora para interação no contexto de isolamento social.

"Nossa proposta é de algum modo coletar essas memórias, entrevistar esses idosos e aí pretendemos transformar essas memórias no gênero memorialístico, tanto em forma de diários, ou em forma de memória mesmo, enfim. A nossa proposta além disso, é fazer com que esses idosos retomem as passagens significativas que tiveram na vida, que de algum modo possam perceber como esse passado define quem são na atualidade. É uma forma de interação social também, ainda mais considerando que essas pessoas estão em isolamento total", explicou a professora.

Gislei enalteceu ainda o caráter inclusivo do projeto. "Uma tentativa de dar uma atenção, digamos assim, porque eles convivem somente entre eles, então, quando vem pessoas de fora, como por exemplo nossos alunos, que têm feito entrevistas com eles, que por sua vez nos reportam vivências, a importância da vida deles para sociedade. Porque essas pessoas realmente precisam disso, se sentir importantes, cidadãos pertencentes à sociedade", acrescentou.

Os membros do projeto visitam o Lar do Idoso uma vez por semana, local onde se reúnem com os idosos e ouvem as histórias. Entre os resultados esperados, a produção do conhecimento sobre o gênero literário Memórias entre a equipe de trabalho do IFMT e os membros do Lar; ainda, revelar a identidade de cada um por meio dos relatos colhidos no decorrer das atividades de estudo memorialístico, dando voz a indivíduos que, muitas vezes, sentem o vazio existencial por estarem afastados do convívio social.