IFMT-Pontes e Lacerda publica textos dos vencedores do concurso "O Poder da Palavra"

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 8 de Outubro de 2019 às 15:20

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste publica, nesta terça-feira (8), os textos dos três primeiros colocados em cada categoria do VIII Concurso de Produção Textual O Poder da Palavra (Poemas, Crônica e Artigo de Opinião). Cada um ganhou uma bicicleta na solenidade de anúncio oficial, promovida na última sexta-feira (4), no auditório do Campus, com a presença de representantes das escolas participantes, discentes e servidores.

Na categoria Poemas, venceram Maria Clara Aguiar Barros, da Escola Mário Spinelli, com o título "Educação no Brasil"; Juan Carlos dos Santos Ferreira, também da Mário Spinelli, com o texto "Educação" e Jheniffer Rodrigues Guillen, da Escola Estadual Antônio Carlos de Brito, com "A importância da educação escolar". No gênero Crônica, foram campeões Júlia Gabrielle da Silva Schiavo, da Escola Estadual São José, com "Rebeldia cotidiana"; Mariah Oliveira Goulart, da escola Cepel, com"Painho não deixava escrever" e Serena Gabrielle Alves Costa, também da Cepel, com "Uma estudante qualquer". Já no gênero Artigo de Opinião, todos os vencedores foram do Campus do IFMT Pontes e Lacerda. Maisa Rubinho Vaz sagrou-se vencedora com "A educação escolar e os desafios da sociedade contemporânea"; Thalita Freitas Corrêa com "Educação: a arma mais poderosa do ser humano" e Filipe Nepomuceno Freitas com "A importância do conhecimento".

Primeiro colocada na categoria Crônica, Maisa destacou a importância do concurso. "Foi surpreendente, não esperava de jeito algum ganhar, fiquei muito feliz. Esse tipo de projeto ajuda cada vez mais promover a escrita, a forma como isso se espalha pela comunidade, como a sociedade fica empolgada. O mais bonito é a participação das outras escolas, que trazem os alunos e também a escolha de temas importantes para se discutir atualmente, além da disseminação de informação", afirmou.

Diretora da Escola Cepel, Cleusa Francisca da Silva Lopes, ressaltou a iniciativa. "É um projeto que a escola Cepel todos os anos abraça, sendo de uma importância para a escrita. O concurso incentiva para que o aluno realmente faça a leitura, que produza, e o Instituto Federal proporciona isso. E as professoras são as grandes colaboradoras porque são elas que incentivam os discentes a participarem, escreverem, fazer a correção. São essenciais para um bom resultado".

Coordenadora da VIII Edição do Concurso, a professora mestre Adélia Maria Souza Lima destacou a repercussão."Foram mais de 300 inscrições. Infelizmente não podemos premiar todos, mas nos sentimos na obrigação de entregar menções honrosas aos participantes que não conquistaram as primeiras colocações, mas obtiveram pontuções excelentes. E tudo só foi possível granças aos servidores que se engajaram e aos nossos parceiros envolvidos. Realmente, sou muito grata a todos".

Idealizador do projeto O Poder da Palavra no Campus Pontes e Lacerda, o professor doutor Moisés Souza ressaltou a amplitude do concurso. "Quando começamos não imaginávamos que chegaria a essa proporção. É gratificante ver que cada vez mais pessoas participam, se inscrevem, que o objetivo está sendo atingido".

Diretor Geral do Campus Pontes e Lacerda, o professor doutor Stefano Teixeira Silva enalteceu os resultados. "É com grande satisfação que visualizamos os resultados. Todos os candidatos se empenharam e dar o melhor, em discutir esse tema tão importante que é a educação. E houve o envolvimento de muitos parceiros, servidores, para que tudo isso pudesse acontecer. Todos estão de parabéns".

Foram empresas parceiras do projeto: Oeste Construtora, Casa do Produtor, Ótica Visual, Gazin (matriz), Casa do Ciclista, Ali Jr., Sicredi, Ponto do Acaí, Líder Contabilidade, Cometa Motocenter e Super Soft.

Veja a seguir os textos vencedores desta edição:

Atualizado em 10/10/2019