Inovações marcam 8ºJogos do IFMT em Pontes e Lacerda

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 30 de Agosto de 2023 às 10:09

A 8ª edição do Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso, que neste ano teve o campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste como anfitrião, ficou marcada por inovações, entre elas, as transmissões ao vivo das disputas em modalidades coletivas e também o acompanhamento em tempo real do desempenho de cada delegação, pelo aplicativo Copa Fácil. Durante uma semana, de 19 a 25 de agosto, a cidade recebeu pouco mais de 1300 atletas de todas as 19 unidades do Instituto no estado, que disputaram 11 modalidades esportivas.

Pró-reitor de Extensão do Instituto Federal, Marcus Taques avaliou e destacou o sucesso da edição. “A organização superou todas as expectativas. Os servidores e estudantes da comunidade local abraçaram o evento. Foi com muita alegria que pudemos observar que tanto a cidade, como o Campus, conseguiram recepcionar todas as delegações com maestria. As inovações propostas pelo campus com certeza vão ficar marcadas e vão ter que acontecer nas próximas edições, como a transmissão online e ao vivo dos jogos. Isso pôde proporcionar aos colegas servidores e estudantes que não estiveram no JIF, um gostinho do que estava acontecendo em Pontes e Lacerda. Isso foi comemorado não só no IFMT como em toda a Rede Federal. Vários Institutos adoraram a ideia e vão tentar fazer com que isso ocorra nas unidades deles também”.

O balanço da Comissão de Tecnologia da Informação dos Jogos apontou mais de 100 mil visualizações, de todo o conteúdo transmitido ao vivo pelo canal do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer do IFMT, no Youtube.

Diretora-geral do campus Pontes e Lacerda, Vanderluce Moreira Machado enalteceu as parcerias para realização dos jogos. “A 8ª edição dos JIFS-PLC deixará um legado positivo para o coletivo do nosso campus, pois ficará marcado como, os JIFS que trouxe perspectivas diferentes de realização de eventos em cidades pequenas que não possuem uma estrutura ideal para eventos desta magnitude. Mas o campus não permitiu que suas fragilidades se tornassem um impedimento para demonstrar suas potencialidades, deste modo, além de contar com o apoio da reitoria, inovou, buscando parcerias para que a realização dos jogos se tornasse possível, a exemplo da parceria com o prefeito Alcino Barcelos que não mediu esforços para auxiliar nossa instituição, o Gustavo Lana, secretário de esportes, a Ivani Barbosa, secretária de educação, a secretária de saúde Luana Aparecida, o Sindicato Rural através do presidente Michel Leinat, a presidência do Clube Cantão, o CONSEG, as redes midiáticas da cidade, dentre outros”.

Vanderluce também frisou as inovações. “Os JIFS-PLC trouxeram a inovação das transmissões simultâneas dos jogos nas arenas, além de um aplicativo que permitiu acompanhamento dos jogos em tempo real, e possibilitou que o estado todo assistisse as competições, informatizou boletins e súmulas. E não podemos deixar de destacar a importância da colaboração dos servidores que se engajaram na organização do evento, que mesmo sem deixar suas atribuições cotidianas e sem a obrigatoriedade de trabalharem no evento, não se negaram ao comprometimento com a instituição, pois poderíamos dispor de todos recursos orçamentárias e das melhores parceiras, mas sem suas contribuições valiosas e colaboração massiva de nossos estudante não teríamos realizado um evento tão bonito que ficará marcado na história do nosso campus e da nossa cidade. Acreditamos que o desejo de superação e o espírito de equipe foi o motivador deste grande evento do IFMT”.

A 9ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso acontecerá em maio de 2024, no município de Sinop.