início do conteúdo

Instituto Federais celebram 15 anos de compromisso com a Educação de Qualidade

Publicado por: Reitoria / 29 de Dezembro de 2023 às 12:22

Em 29 de dezembro de 2008, o então presidente Lula sancionava a Lei n. 11.892, criando a Rede Federal. Atualmente, são 682 unidades no Brasil, com previsão de expansão

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) comemora, nesta sexta-feira, 29 de dezembro, 15 anos de uma trajetória marcada por inovação, excelência acadêmica e compromisso com o desenvolvimento educacional e tecnológico do estado.

Fundado em 29 de dezembro de 2008, a partir da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, o IFMT se estabeleceu como uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi.

Atualmente, o IFMT abrange 14 campi em pleno funcionamento e 5 campi avançados, espalhados estrategicamente pelo estado. Essa distribuição geográfica reflete o compromisso da instituição em levar educação de qualidade a diversas comunidades, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico.

Com uma oferta diversificada, o IFMT conta com mais de 200 cursos distribuídos nos níveis superior (bacharelado, licenciatura e tecnologias), pós-graduação (especializações e mestrados), técnico (com ensino médio integrado, subsequente, concomitante e Proeja), educação a distância (UAB), além de cursos de curta duração, como Formação Inicial e Continuada (FIC). Aproximadamente 30 mil alunos fazem parte dessa comunidade acadêmica dedicada e empenhada.

O IFMT não apenas oferece educação de qualidade, mas também desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com a sociedade. A autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar conferida pela vinculação ao Ministério da Educação (MEC) permite que o IFMT cumpra sua missão de forma eficiente e responsável.

Valorização - Em 2023, o MEC realizou diferentes iniciativas de valorização e fortalecimento da rede federal. Também promoveu concurso para construção de selo dos Correios alusivo aos 15 anos dos IFs, lançou a campanha publicitária a fim de ampliar o conhecimento e o acesso às instituições e criou o projeto multimídia “Institutos Federais, a Cara do Brasil”, composto por exposição fotográfica e documentário

Expansão - O MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e a Casa Civil trabalham em estudos técnicos para uma nova expansão dos Institutos Federais. Previsto no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimentos estimados em R$ 3,9 bilhões, o plano prevê pelo menos 100 novos campi de IFs, além da consolidação das atuais unidades, com investimentos em salas de aula, laboratórios, refeitórios, bibliotecas, ginásios e aquisições de equipamentos e mobiliário. 

História - As escolas técnicas que deram origem às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica são centenárias e iniciaram com as 19 escolas de aprendizes artífices, instituídas, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha. Hoje, são responsáveis pela formação de milhares de jovens e adultos em todo o País e se consolidam como um marco na inclusão, ampliação e interiorização da educação profissional e tecnológica pública, gratuita e de qualidade no Brasil. 

Neste momento de celebração, expressamos nossa gratidão a todos que contribuíram para o sucesso dos IFs ao longo desses 15 anos. Aos docentes, discentes, técnicos administrativos, tercerizados, estagiários e parceiros, nosso muito obrigado. 

 Decom IFMT e Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

Telefone: (65) 3266-7650

Pontes e Lacerda/MT