IFMT abre V Mostra de Arte com espetáculos de alunos e servidores

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 23 de Outubro de 2023 às 10:59

Foi anunciado, para 2024, processo licitatório para criação do laboratório de arte e cultura nos campi do IFMT

Artes cênicas, apresentações culturais, música, artes plásticas e dança. Essas são algumas das atrações da V Mostra de Arte e Cultura (MArte) do Instituto Federal de Mato Grosso, que acontece no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A abertura oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira (23), no entanto, desde domingo (22), os palcos foram tomados pelo talento dos alunos e servidores dos 19 campi do Instituto.

O reitor do IFMT, Júlio César do Santos destacou as oportunidades para os alunos exporem seus trabalhos. “Quero agradecer de todo o coração a cada um de vocês que fazem arte no nosso IFMT. Arte e cultura são inegociáveis no nosso processo de formação, fundamentais na vida e futuro de vocês. Agradeço a cada um de nossos arte educadores, que abraçam, levam a sério essa causa, e que são muito importantes para que nosso Instituto cresça e continue avançando”.

O reitor também anunciou para 2024, o processo licitatório para a criação do laboratório de arte e cultura em cada campi do IFMT. “Para que vocês alunos tenham toda a estrutura necessária para fazer arte, seja nas artes cênicas, na dança, na música, artes plásticas”, afirmou. Ainda foi anunciado que o Campus Tangará da Serra sediará o evento ano que vem.

O chefe do departamento de Cultura, Desporto e Lazer do IFMT, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, Paulo Sergio Sousa Costa frisou a preparação do evento e as parcerias.

“Com muito prazer recebemos vocês aqui. Saibam que esse evento não foi feito apenas por uma pessoa, então, quero agradecer a equipe da Reitoria, a Pró-reitoria de Administração (Proad), que trabalhou para toda essa estrutura, a melhor que vocês merecem para todas apresentações. Agradeço mais uma vez nosso reitor, que abraçou a criação do departamento de Cultura e Desporto, e que manteve esse espaço para podermos fazer arte. Ainda temos um longo caminho para percorrer, mas sabemos que a cada ano, cada vez mais, vamos ampliando, crescendo, para que vocês possam praticar a arte. Saibam que a nossa maior felicidade é ver todos vocês aqui”.

A diretora de Relações Interinstitucionais e Comunitárias Populares do IFMT, vinculada a Pró-Reitoria de Extensão, Hilda Regina Pereira Menezes Olea, enalteceu também as parcerias. “Quero registrar aqui o agradecimento da Pró-Reitoria de Extensão, a cada pró-reitoria do IFTM, diretoria, departamento, nosso reitor Julio César (...). São muitas atividades e o Instituto está presente em toda rede. Estamos nos dividindo para tentar fazer o melhor e nesse momento toda Reitoria abraçou a Proex. Tudo isso é para, por e com vocês. Aproveitem!”.

A MArte tem o objetivo oportunizar um espaço de difusão das produções artístico-culturais desenvolvidas no âmbito educacional, proporcionar vivências e trocas de experiências artísticas e fortalecer a socialização e o relacionamento interpessoal entre comunidade interna do IFMT, artistas, pontos de cultura e projetos sociais desenvolvidos no campo da arte.