IFMT e prefeitura de Pontes e Lacerda alinham parceria para 8ºJIFMT

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 10 de Agosto de 2023 às 15:06

Um evento do porte dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT) requer esforços conjuntos para ser concretizado. Nesta quinta-feira (10), o pró-reitor de Administração do Instituto Federal de Mato Grosso, João Germano Rosinke e o diretor-geral do Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste, Evandro Santos foram recebidos pelo prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos.

Na pauta do encontro, a parceria para a realização da 8ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT), que acontecerá entre os dias 19 e 25 de agosto, no município. São esperados mais mil atletas de todos os 19 campi do Instituto no estado.

Por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura; e Esportes e Lazer, o município cedeu escolas para alojamentos, parte da estrutura de desporto da rede municipal para realização de provas, além de mão de obra.

“Pontes e Lacerda está de portas abertas, a prefeitura, e suas secretarias. As portas sempre estarão abertas. Porque investir nos jovens é investir no futuro. Não tem como encaminhar o jovem para trilhar um caminho bom, se não for pelo esporte. É um prazer nosso ser parceiro desse evento”, afirmou o prefeito.

Pró-reitor de Administração, João Germano Rosinke, destacou a parceria com o município.

“Não tenho dúvida que o JIF será um sucesso. Temos o apoio da prefeitura municipal, secretaria de Educação, secretaria de Esporte, porque é um evento que traz movimentação para cidade, o que é importante, e leva também o nome de Pontes e Lacerda para todos nossos campi das cidades do interior do estado. Queremos fazer uma festa muito bonita com apoio da comunidade do Campus, e a sociedade participando, porque também é um evento que temos a oportunidade de divulgar o Instituto Federal de Mato Grosso”, declarou.

João Germano também acrescentou o trabalho conjunto com o Campus local. “A reitoria tem o papel de apoiar, de coordenar, juntamente com quem está vivendo aqui no Campus, o ensino no dia a dia. Em Pontes e Lacerda não seria diferente. Viemos para ajudar a equipe nos procedimentos, nas tarefas que tem que ser feitas. Vimos um cenário de muita organização, estamos muito tranquilos. Agora é aguardar o início da grande festa e receber todos aqui”.

Diretor-geral do Campus, Evandro Santos contou que os preparativos para os jogos iniciaram em 2022. “Estamos organizando os JIFMT desde o ano passado. Teremos a participação de 19 campi, de diferentes cidades do estado, com aproximadamente 1230 alunos inscritos. Têm sido dias de muito trabalho, mas conseguimos muitas parcerias, como a Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, Conseg, Bombeiros, Clube Cantão, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal. Sem esse apoio externo e interno dos nossos servidores também não teríamos condições de realizar esse evento”, finalizou.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Ivani Rodrigues Barbosa; o secretário municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Lana; o Chefe do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer da Pró-reitoria de Extensão do IFMT, Paulo Sérgio Sousa Costa; o presidente da comissão geral local de organização do JIFMT, Almir Gomes, a chefe do Departamento de Administração do IFMT Campus Pontes Lacerda, Nilda Santos e a professora integrante de comissão local do JIF, Aline Dutton.