MArte: IFMT Pontes e Lacerda levará música, artes cênicas, artes plásticas e audiovisuais

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 20 de Outubro de 2023 às 17:27

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste levará para a V Mostra de Arte e Cultura - MArte experiências e vivências sensoriais, nas áreas da música, artes cênicas, audiovisual e em pinturas em telas (artes plásticas). O evento acontece, entre os dias 22 e 24 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, paralelo ao VIII Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (WorkIF).

A delegação do Campus levará à MArte o grupo de artes cênicas Sete Quedas; cinco grupos de dança, com quatro apresentações solo (ballet contemporâneo, ballet clássico, jazz contemporâneo e jazz lírico) e uma apresentação em grupo (música contemporânea); três trabalhos audiovisuais (comédias) intitulados "Direto da Idade da Pedra", "É o pó de Guaraná?" e "Sem Ideias para um Curta"; 26 trabalhos de pinturas em tela; uma banda formada por servidores e alunos: As Proparoxítonas, e quatro alunos cantores (acústico com violão e teclado). O repertório ao todo é de 34 músicas.

Autora: Yasmin Silva

Chefe da delegação da MArte, o professor mestre Valber Lemes Zacarkim destacou a proatividade dos alunos. “A arte para os nossos alunos proporciona a formação da base cultural, social e histórica, que ensina tudo o que fomos, somos e o que queremos ser. Age como objeto transformador apontando inúmeros caminhos para o conhecimento e para a expressão pessoal e social”.

Conforme o professor, neste ano, o Campus levará mais artistas que o ano anterior. “Demonstrando o fomento da instituição federal de Pontes e Lacerda em projetos culturais, artísticos sociais e ambientalistas, trabalhados por nossos docentes e técnicos. A formação depende da mistura de ciências, de pesquisas e da aplicação dos conhecimentos adquiridos com a pesquisa. A arte é a cola que permeia a criatividade e inovação neste processo”.

Autora: Mariah Scarpo

WorkIF - Neste ano, o evento ocorrerá de forma híbrida, tendo como tema “Inovação Tecnológica e Empreendedorismo para o Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso” e com objetivo de divulgar os trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação à comunidade interna e externa, incentivando a participação dos servidores e estudantes em projetos geradores de conhecimento e aproximando o IFMT da sociedade.

Clique no link e confira alguns dos quadros que serão expostos na MArte.