Professores de Filosofia e Sociologia do Campus Fronteira Oeste participam de encontro do IFMT

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 3 de Outubro de 2019 às 08:05

"O mundo do trabalho e a educação profissional: o espaço da Filosofia e da Sociologia no IFMT", foi tema do Encontro dos Professores de Filosofia e Sociologia do Instituto Federal de Mato Grosso, promovido nos dias 25 e 26 de setembro, no Campus São Vicente. Além da presença do Reitor Willian Silva de Paula, e do Pró-reitor de Ensino, Carlos André de Oliveira Câmara, também participaram docentes das áreas relacionadas de 18 Campi.

No Encontro, foram realizadas duas conferências principais: a primeira, denominada "As ciências humanas e sociais nos currículos da educação profissional", com a Profa. Dra. Clarice Monteiro Escott, do IFRS, e a segunda, denominada "A presença da Filosofia e da Sociologia nos currículos da educação profissional", com o Prof. Me. Édison Gonzague Brito, Pró-Reitor de Ensino do IFFar. Além disso, foram realizadas plenárias, discussões e mesas-redondas entre os professores e professoras da área.

Do quadro docente do Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, Evandro Santos Duarte, Renato Cesar Cani (ambos da área de Filosofia) e Juliana Nicolau Santana (Sociologia), destacaram a importância do encontro não apenas para as respectivas áreas mas também para o aprofundamento dos estudos sobre a formação humana integral, para contribuir na elaboração e reelaboração de Currículos Integrados em nossos cursos. “A educação integral que pretendemos realizar nos Cursos Integrados do IFMT não pode ocorrer sem que as diferentes áreas do conhecimento contribuam, de modo articulado e democrático, para a formação do cidadão em todos os aspectos: profissionais, técnicos, científicos”.

Ao final do Encontro, os professores de Filosofia e Sociologia, reunidos em São Vicente, redigiram um documento - batizado como "Carta de São Vicente" - sintetizando os encaminhamentos da reunião e sistematizando a relevância e a pertinência das disciplinas de Filosofia e de Sociologia para a garantia de uma formação humana e profissional que não se restrinja ao tecnicismo, mas integre todas as dimensões da formação humana.

A Carta de São Vicente será, em breve, protocolada à Reitoria e ao CONSUP e disponibilizada à toda comunidade do IFMT, como um marco do papel e do lugar dos conhecimentos filosóficos e sociológicos na concretização dos objetivos de nosso Instituto.