Professores e alunos do IFMT Pontes e Lacerda têm 08 projetos aprovados em editais de fomento à pesquisa

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 18 de Agosto de 2021 às 10:21

Professores e alunos do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste já obtiveram aprovação de 08 projetos em editais da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMT (PROPES). Os seletivos foram lançados com objetivo de fomentar a pesquisa no Instituto, ampliando a produção acadêmico-científico-cultural, incentivar a formação dos Programas, possibilitar a geração e a transformação do conhecimento de forma a atender às necessidades e interesses da sociedade, estimular a formação e a consolidação de grupos de pesquisa e contribuir para o desenvolvimento regional, constituindo um vínculo que estabeleça troca de saberes, conhecimentos e experiências.

No Edital 52/2021, de Inovação Tecnológica, foi aprovado o projeto intitulado Vírus como Biomarcadores para Conservação: Estudo do Viroma de Morcegos no Ecótono Amazônia - Cerrado no Norte de Mato Grosso, sob coordenação do professor Sérgio Gomes da Silva.

No Edital 50/2021, de livre concorrência entre os campi, foram aprovados os projetos Entre o fato e o fake: investigando a circulação de notícias fraudulentas entre os estudantes do IFMT Campus Fronteira Oeste, coordenado pelo professor Renato Cesar Cani; e o nomeado Caracterização da rede de amizade do curso técnico em Informática e a relação dos grupos com o  desempenho acadêmico individual, coordenador pelo professor João Gabriel Rocha Silva.

Já no Edital 48/2021, de pesquisa para Ensino Médio, foram aprovados os projetos:  Ensino de Filosofia no Ensino Médio Integrado: as aulas de Filosofia como locus da experiência filosófica, coordenado pelo professor Evandro Santos Duarte; Estudo da correlação entre a estrutura de mobilidade terrestre e os índices de propagação de casos de Covid-19 no estado de Mato Grosso utilizando redes complexas, coordenado pelo professor João Gabriel Rocha Silva; Fraude ou informação? Repensando o fenômeno das fake news na Fronteira Oeste, coordenado pelo professor Renato Cesar Cani; Trabalho e Educação: concepções discentes sobre a formação integrada, coordenado pelo professor Almir Gomes de Jesus e ANÁLISE DE ECTOPARASITAS DE MORCEGOS: Da iniciação científica em laboratório a identificação taxonômica, coordenado pelo professor Sérgio Gomes da Silva.

Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Pontes e Lacerda, o professor mestre João Gabriel Rocha Silva, destacou o fomento à pesquisa. “No total, o campus aprovou 8 projetos de pesquisa nos editais da PROPES para a execução de agosto de 2021 a julho de 2022. Destes, 5 projetos envolvem alunos do ensino médio e 3 projetos envolvendo alunos de cursos superiores. Mesmo com o distanciamento e as medidas restritivas, o campus aprovou um número significativo de projetos contribuindo, além da formação transversal para os alunos envolvidos, para a solidificação de um dos pilares dos Institutos Federais que é a Pesquisa”.