início do conteúdo

Profissionais da Saúde são capacitados em curso de extensão do IFMT-Pontes e Lacerda

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 12 de Dezembro de 2018 às 09:41

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste promoveu o curso "Morcegos urbanos: capacitação técnica para profissionais da Saúde e Meio Ambiente em Pontes e Lacerda", nos dias 10 e 11 dezembro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. As atividades envolveram teoria e prática, que possibilitaram aos participantes, o conhecimento técnico para lidar com situações do cotidiano, que envolvem esses animais.

De acordo com Sérgio Gomes da Silva, biólogo e professor mestre do Instituto, os profissionais puderam “conhecer aspectos ecológicos dos morcegos, a diversidade de espécies existentes, bem como, compreender os serviços ecossistêmicos positivos prestados por eles, como polinização, dispersão de sementes e predação de insetos. Além disso, compreenderam ainda as patologias associadas, como o vírus da raiva e a histoplasmose, e os possíveis procedimentos a serem tomados, quando forem encontrados em edificações urbanas”. Os alunos ainda fizeram práticas laboratoriais com morcegos, e conheceram o material utilizado para captura, procedimentos legais e equipamento de proteção individual necessário.

O projeto foi desenvolvido pelo grupo de Pesquisa em Ciências Socioambientais da Fronteira, e coordenado pelo assistente de laboratório Jonas de Aguiar Lago. Contou com a participação técnica da bióloga Francimeire Fernandes Ferreira, bem como com a atuação da bolsista Erika Lopes, do Ensino técnico em Controle Ambiental. 

A realização do projeto é resultado de uma parceria com a Secretaria de Saúde, que também ocorreu em 2017 com a capacitação de servidores da pasta, com a temática Animais Peçonhentos. “Novas capacitações devem ocorrer ao longo do próximo ano, colocando a importância do Instituto Federal de Pontes e Lacerda, no papel de conexão com a sociedade local, e promoção do desenvolvimento do processo de sustentabilidade”, finalizou Sérgio.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

Telefones: (65) 3266-8200 - (65) 3266-8241

Pontes e Lacerda/MT