Projeto de extensão resulta em obra de Memórias de idosos em Pontes e Lacerda

Publicado por: Reitoria / 3 de Agosto de 2022 às 14:53

O projeto de Extensão "A construção do gênero Memórias entre idosos do “Lar do Idoso Irmã Afonsina”, de Pontes e Lacerda, aprovado no edital n° 17/2020, de Apoio à extensão resultou na obra na obra intitulada “Memória – a protagonista do Lar do Idoso Irmão Afonsina, de Pontes e Lacerda – MT”.

Ele foi coordenado pela professora Dra. Gislei Martins de Souza Oliveira, docente da área de Linguagens do campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste, com participação dos discentes/extensionistas Emily Sampaio Cordeiro Silva, Geovana Cristina Borges de Assis, Gustavo Rodrigues Batista, Joseanne Marques Ferreira e Victor Hugo de Almeida de Oliveira.

A docente explica que a proposta visou o desenvolvimento e estudo do gênero literário Memórias entre os membros do “Lar do idoso Irmã Afonsina”, na cidade de Pontes e Lacerda.

“O isolamento e a reclusão social fazem parte do cotidiano desses indivíduos e, por mais que eles estejam em uma casa de repouso, o contato com os estudantes do IFMT foi fulcral para a construção de novos horizontes de conhecimento”, argumenta a professora.

A metodologia empregada teve como foco, em um primeiro momento, a leitura e a interpretação de clássicos da literatura ocidental que discutem a memória. Em seguida, os discentes/extensionistas fizeram a escuta e a coleta das narrativas apresentadas pelos idosos, que foram transcritas e metamorfoseadas conforme o gênero literário proposto, resultando em 15 textos.

“Esperamos contribuir com a formação identitária não apenas dos idosos que colaboraram com seus relatos de vida, mas principalmente do público-leitor no sentido de promover a convivência e a retomada de narrativas constituidoras da história de vida de cada um”, encerrou.

Acesse a obra “Memória – a protagonista do Lar do Idoso Irmão Afonsina, de Pontes e Lacerda – MT” no anexo abaixo.