Reitor do IFMT, prefeito e direção do Campus Fronteira Oeste discutem parcerias e cursos para Vila Bela da Santíssima Trindade

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 5 de Agosto de 2021 às 13:21

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor doutor Julio César dos Santos e a diretora-geral do Campus Pontes e Lacerda -Fronteira Oeste, professora doutora Vanderluce Machado foram recebidos, na manhã desta quarta-feira (04), pelo prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, Jacob Andre Bringsken, e pelo vice-prefeito, Edvan Lopes Coelho, na primeira capital de Mato Grosso. Foram discutidas parcerias e a viabilidade de cursos à comunidade com contrapartidas no município visando o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão.

No encontro, foram sinalizadas as formalizações para o início do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Libras, cujo edital ainda vai ser divulgado. Também foram apresentadas propostas para o oferecimento do Curso FIC de Inglês e Espanhol aplicado ao turismo, o Curso Subsequente de Turismo, a Especialização em Educação Indígena e Quilombola e a promoção do programa Profuncionário. “Tomamos posse há pouco mais de 90 dias e demos início às visitas aos Campi, para discutir demandas e parcerias. Ressalto que nesta pandemia o IFMT nunca parou, todos os servidores seguiram trabalhando. Em todo estado foram mais de 80 projetos desenvolvidos no combate, inclusive no Campus Pontes e Lacerda com a produção de álcool em gel, faceshields, os nossos laboratórios à disposição do Sistema Único de Saúde (…). Ficamos felizes em ser recepcionados por gestores preocupados com a Educação e abertos a parcerias em prol da comunidade”, destacou o reitor.

O prefeito garantiu contrapartidas do município às propostas de cursos e destacou o impacto inerente à qualificação local. “Estamos de braços abertos e preparados para estas parcerias. A cidade teve um aumento significativo na receita com a agricultura e a pecuária, mas ainda precisamos dar vasão há muito que precisa ser feito. São projetos de suma importância direcionados à comunidade, à qualificação e formação”, afirmou.

Secretária Municipal de Educação, Irlene Renata Cano Brito enalteceu a parceria. “O Instituto Federal de Mato Grosso sempre foi parceiro em Vila Bela da Santíssima Trindade. Temos essa necessidade dos cursos de formação, principalmente nas escolas localizadas na região de fronteira. Estamos abertos a todas às possibilidades de qualificação que podem surgir em parceria. Agradecemos esse olhar que o IFMT tem em relação à Vila Bela”.

Diretora-geral do Campus Pontes e Lacerda, Vanderluce frisou a parceria já existente com o município e a aplicação desta. “Já oferecemos em Vila Bela o Curso Técnico em Eletrotécnica, cuja turma está em vias de formação e com a ampliação dos cursos oferecidos, atenderemos ainda mais a demanda existente, de acordo com as possibilidades”, finalizou.

Na oportunidade, o reitor do IFMT e a diretora-geral do Campus Pontes e Lacerda foram agraciados com o título de visitantes ilustres. Também participaram da reunião o representante da Pró-reitoria de Extensão do IFMT, o diretor de Relações Interinstitucionais e Comunitárias Populares, Victor Rafael Araújo de Noronha; o chefe do Departamento de Ensino do Campus Lacerda, professor doutor Epaminondas de Matos Magalhães; a chefe do Departamento de Administração do Campus, Liliane Pena; o coordenador de Compras e Licitações do Campus, Harison Mota; o chefe de gabinete do Campus, Bruno Vieira; secretários municipais e vereadores de Vila Bela.