WorkIF 2023: visitantes têm experiências inovadoras e tecnológicas nas arenas IFMTech e Gamer

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 26 de Outubro de 2023 às 12:53

O VIII Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso (WorkIF) conta com duas novidades tecnológicas nesta edição:  as arenas IFMTech e Espaço Gamer. Nelas, os visitantes têm interação com experiências inovadoras, como realidade virtual, simulação em jogos e protótipos semelhantes a RPG (Realidade Alternativa), além de jogos eletrônicos.

O evento começou nesta quarta-feira (25) e segue até sexta-feira (27), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O Espaço Gamer é coordenado por representantes do Campus Campo Novo do Parecis. Aluna do Ensino Superior, Maria de Cássia Vilas Boas destacou a intenção do Campus de inovar.

“Pensamos em algo que poderia ser diferente, ao invés de só apresentar os trabalhos, ou materiais. Trouxemos essa parte dos jogos, porque esse WorkIF é para uma galera jovem, para todos verem, brincarem, para ser algo divertido”.

Conforme a estudante, “estão sendo apresentados jogos do vídeo game X-Box para a galera poder se divertir, os óculos de realidade virtual, danças para que os visitantes possam aproveitar, além de um espaço bem bacana para que fotos possam ser feitas, em um cenário que lembra do planeta Marte”.

Já no espaço IFMTech, os visitantes têm experiências como exemplo, pilotar um drone, que tem sido muito utilizado na agricultra. Júnior Santos Bulhões, do Campus Primavera do Leste, um dos expositores, destacou a iniciativa.

“Estamos fazendo uma prévia do novo parque tecnológico que o IFMT terá, onde serão desenvolvidos projetos em parcerias público-privadas para ações de inovação em robótica e para o agro, o estado de Mato Grosso como um todo”.

Com o espaço, o objetivo é proporcionar aos visitantes, “uma vivência do que podem levar para a prática, que ensinamos durante nossos cursos. A parte de robótica está bem alicerçada em cursos técnicos de eletrotécnica, eletromecânica, que inclusive são ofertados no Campus Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Sinop, e Octayde.

Essa área não se encaixa só nesses cursos. Em Cáceres por exemplo, há atuação forte em agricultura e a robótica já está inserida com drones de pulverização agrícola, mapeadores de áreas, criadores de mosaico”.

Conforme Júnior, no espaço, “o aluno pode conseguir visualizar o potencial da robótica e as oportunidades que o IFMT tem pra ele, simular e reproduzir, seja para um hobby ou prática no mercado de trabalho”.

Neste ano, o WorkIF ocorre de forma híbrida, tendo como tema “Inovação Tecnológica e Empreendedorismo para o Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso” e com objetivo de divulgar os trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação à comunidade interna e externa, incentivando a participação dos servidores e estudantes em projetos geradores de conhecimento e aproximando o IFMT da sociedade.