WorkIF: Campus Pontes e Lacerda apresenta aplicativo que registra frequência de alunos com reconhecimento facial

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 29 de Novembro de 2018 às 09:29

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste apresenta uma novidade tecnológica no 5º Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (WorkIF), que começou nesta terça-feira (27), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Liderado pelo professor Bernardo Goncalves Biesseck, o aplicativo Capface facilita o registro da frequência escolar por parte do lecionador através do reconhecimento facial, por meio fotos da turma. A elaboração contou auxílio de alunos do Ensino Superior e também Ensino Médio Integrado.

Segundo Bernardo, a partir do registro das imagens, “temos um servidor que recebe as fotos e identifica as pessoas que estão naquelas fotos. Então, os alunos que estiverem vão receber presença e os ausentes, faltas. O aplicativo também acessa o Q-Acadêmico, sem intermédio do professor, para fazer o registro na plataforma. Então, a ideia é trazer facilidade e maior confiabilidade no registro da frequência, porque além da praticidade no dia a dia, isso também fica até para registro. Se o aluno não lembra ou tem dúvida, pode conferir, ou até em casos envolvendo a Justiça”.

O professor também ressaltou que as informações ficam armazenadas para consultas futuras. “O objetivo mesmo é facilitar o dia a dia do professor, já que registrar a frequência do aluno é uma tarefa mecânica, meramente. Às vezes no momento, o sistema utilizado pode estar offline, aí precisa passar uma lista de frequência na sala. Os alunos escrevem fora de ordem e depois dá trabalho para saber que é quem”.

O WorkIF segue até esta quinta-feira (29), com uma programação extensa e variada. São fóruns, palestras científicas, mesas-redondas, stands de exposição, banners inéditos e de jornadas científicas, projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, apresentações culturais, protótipos de produtos e resultados de pesquisas para um público aproximado de 4 mil pessoas.