Coordenação de Apoio ao Estudante

A Coordenação de Apoio ao Estudante está vinculada ao Departamento de Ensino e tem como principal objetivo acompanhar educadores, educandos e suas famílias, no que refere aos processos de ensino-aprendizagem, desempenho escolar e demais atividades educacionais, como dinâmicas de aulas, processo de avaliação, projetos interdisciplinares e análise de materiais didáticos.

O CAE é composto por equipe multidisciplinar nas áreas Pedagogia, Assistência Social, Assuntos Educacionais, Interpretação e Tradução de Libras e Assistência de Alunos.

Confira as competências de cada integrante da equipe multidisciplinar do CAE:

Assistente de Aluno

Assistir e orientar os alunos no aspecto de disciplina, lazer, segurança, saúde, pontualidade e higiene, dentro das dependências escolares. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Assistente Social

Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras); desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Intérprete e Tradutor de LIBRAS

Traduzir e interpretar artigos, livros, textos diversos, bem como traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas em outro idioma, reproduzindo Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa o pensamento e intenção do emissor. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Pedagogo

Implementar a execução, avaliar e coordenar a (re)construção do projeto pedagógico do ensino médio, superior e profissionalizante com a equipe escolar. Viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico em Assuntos Educacionais

Realizar atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando a solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Horário de funcionamento do setor: segunda a sexta-feira, 6h45 às 22h30

Assistente Social

Alessandra Ferreira Mota
alessandra.mota@plc.ifmt.edu.br