início do conteúdo

234 mulheres recebem certificados e novas oportunidades em cursos do Teresa de Benguela

Publicado por: Reitoria / 20 de Dezembro de 2024 às 06:00

Três cerimônias de entrega de certificados de conclusão de cursos de formação inicial e continuada (FIC).

Duzentas e trinta e quatro vidas femininas contempladas com novas oportunidades de geração de renda, autonomia e melhoria da qualidade de vida para si e suas famílias através do Projeto de Extensão Teresa de Benguela, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Na Penitenciária Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, 74 educandas receberam, na manhã desta quinta-feira (19), os certificados em cursos de Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino, Manicure e Pedicure, Corte e Costura e Confeitaria Básica. A oferta dos cursos foi possibilitada por meio de uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso.

Uma das alunas concluintes expressou sua gratidão pela oportunidade. “Quero agradecer que vocês estejam olhando para nós. Eu vejo a dedicação e o carinho da equipe, das professoras que ministraram os cursos, das coordenadoras. E em nome das alunas, agradecemos por tudo."

Na Fundação Nova Chance (Funac), onde foram certificadas 27 concluintes dos cursos de Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino e Manicure e Pedicure, as formandas também relataram um pouco da experiência vivida.  

"Esse programa é maravilhoso, porque ele nos incentiva a continuar, a sonhar, " afirmou a estudante Maria de Fátima Rodrigues da Silva.  “É uma forma de abrir a mente daquela mulher, de ver que nós mulheres somos capazes de seguir em frente, que não dependemos só de marido ou de alguém, que somos capazes de caminhar sozinhas," completou Valquíria Cruciário.

Cada aluna concluinte do curso ofertado na Nova Chance recebeu um kit com materiais para iniciar os atendimentos como manicure e pedicure e uma cesta básica fornecida pela Fundação.

 

Já em Vila Bela da Santíssima Trindade, a cerimônia, realizada no dia 16, na Câmara Municipal foi uma grande celebração para as 132 alunas certificadas, seus familiares e amigos presentes. No curso de Empreendedorismo foram formadas 58 profissionais; no de Panificação, 39; no de Confeitaria, 16 e no de Corte e Costura, 20 mulheres. Neste último, cada aluna também recebeu uma máquina de costura, doadas pela Prefeitura Municipal de Vila Bela, como incentivo ao empreendedorismo.

Para a coordenadora-geral do Projeto Teresa de Benguela, Ana Cláudia Milani, a expectativa do IFMT é que cada vez mais mulheres tenham acesso aos cursos ofertados pela instituição. “E que todas as mulheres os realizem, saiam da condição de vulnerabilidade e entrem na condição de cidadania, independência social e financeira,” afirmou.

Os cursos de qualificação profissional (FIC) estão sendo ofertados, presencialmente, em quatro municípios de Mato Grosso: Pontes e Lacerda, Juína, Cuiabá e Várzea Grande. Em 2025, serão lançados dois cursos de capacitação que serão ofertados à distância, podendo contar com alunos de todo o território nacional.

Sobre o Projeto

Fruto de uma parceria do IFMT com o Ministério das Mulheres o projeto é uma das ações do Programa de Extensão Teresa de Benguela. Visa ofertar qualificação profissional para 1.520 mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio de cursos de formação inicial e continuada, além de capacitar 480 profissionais para incentivar a criação de redes de parceiros para apoio à inserção da mulher no mundo do trabalho, ao desenvolvimento do potencial empreendedor e ao combate à violência doméstica.

Público-alvo:

Mulheres maiores de 18 anos, com escolaridade mínima Fundamental I incompleto; comprovadamente em situação de vulnerabilidade social; inscritas no Cadúnico; mulheres chefes de família; em situação de violência doméstica; que tenham como membros do núcleo familiar pessoas idosas ou com deficiência; de grupos compostos por povos originários; indígenas; quilombolas; da agricultura familiar; migrantes; privadas de liberdade e egressas ou familiares de egressos do sistema prisional.

Notícia relacionada: Projeto Teresa de Benguela: IFMT Pontes e Lacerda forma 133 novas profissionais em Vila Bela

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

Telefone: (65) 3266-7650

Pontes e Lacerda/MT