Alunos do Campus Lacerda conquistam medalhas na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 11 de Dezembro de 2020 às 11:47

Dois alunos do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste foram medalhistas na III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). José Tiburcio de Paula Neto, aluno do 1° ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Administração/ Vespertino, conquistou a prata e Filipe Nepomuceno Freitas, do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Controle Ambiental/Vespertino, o bronze.  Fernando Silva Braga Francisco (2º ano, curso Técnico em Administração/Matutino) e Kauani Lemes de Souza (1º ano, curso Técnico em Controle Ambiental/ Vespertino) obtiveram menção honrosa.

José Tiburcio destacou a representatividade da conquista. “Significa que eu estou conseguindo fazer o que devo fazer, pois estou no IFMT para aprender e a OMIF pode ser uma forma de provar pra mim mesmo que consigo”, afirmou, ao ressaltar o estudo conjunto com colegas e apoio do corpo docente do Campus.

Coordenadora local da Olimpíada, a professora mestre Melissa de Carvalho Henares destacou a adaptação do projeto em meio a pandemia do Coronavírus.  “Em resumo, a OMIF 2020 ocorreu com as duas fases costumeiras, porém apenas na 1ª fase realizou-se uma prova online. A 2ª fase deu-se com a realização de um evento online com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, entre outras ações, por meio de plataformas de comunicação como o Youtube e o Google Meet”.

A docente ainda destacou o engajamento discente. “A participação de nossos alunos [...] foi de extremo valor, visto que ‘tiraram’ um domingo para a realização da prova. Com discentes dedicados, os resultados atingidos nos deixam orgulhosos. Agradeço a participação de todos, independente do resultado alcançado, pois a experiência da participação em uma Olimpíada de nível nacional como esta, corrobora para além da formação acadêmica.  E que venham mais olimpíadas!”, finalizou.