Alunos do IFMT-Pontes e Lacerda conhecem funcionamento de mineradora em visita técnica

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 29 de Março de 2018 às 09:33

Alunos do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste conheceram, em visita técnica, no último dia 22, o funcionamento da Mineração Apoena-Mina Ernesto, localizada em Pontes. As turmas, do curso técnico em Comércio na Modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do curso técnico em Administração (2º ano), viram na prática, a teoria relacionada a todos os setores que compõem a organização.

Uma das professoras que acompanhou os alunos, Aline Espíndola Vieira destacou a consolidação de conhecimento com o alinhamento da teoria e prática. “A visita partiu do pressuposto para os alunos entenderem como funciona a teoria na parte prática. A mineradora tem um programa chamado Mina Aberta que oportuniza isso. No dia, foram realizadas algumas palestras para eles saberem como funciona área de recursos humanos, mineração, responsabilidades sociais, projetos inerentes, preservação do meio ambiente, como áreas degradadas são reflorestadas, questão da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) , normas regulamentadoras, normas da própria Apoena”, afirmou.

A professora ainda reforçou o conhecimento de gestão de recursos humanos, que inclusive, é uma das disciplinas previstas na grade curricular dos alunos. “Eles conheceram também o processo de recrutamento, gestão de pessoas, tipos de remuneração, como é feita análise de currículo, treinamento, como tudo acontece. Foi importante também mostrar essa área administrativa, para verem com é no dia a dia, além do processo de extração”.

A Mineração Apoena iniciou suas atividades no Mato Grosso com a aquisição das unidades São Francisco e São Vicente em 2010. Hoje, atua na região por meio da unidade São Francisco, localizada em Vila Bela da Santíssima Trindade, e do projeto Ernesto/Pau-a-Pique, que fica em Pontes e Lacerda e Porto Esperidião.

(Atualizada às 8h30 em 04/04/18)