Congresso internacional aprova propostas de simpósios de professores do IFMT Pontes e Lacerda

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 26 de Maio de 2021 às 16:09

Professores do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste tiveram aprovadas duas propostas de simpósios para o XVII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada 2021, que serão distribuídos ao longo do mês de setembro e farão parte da programação do evento. A exemplo do ano anterior, o Congresso será totalmente de forma remota como medida de prevenção contra a disseminação do Coronavírus. A organização informou em comunicado que os dias e horários das apresentações ainda serão divulgados.

O simpósio intitulado "O Conto Contemporâneo na Literatura Brasileira" é de autoria das professoras doutoras do IFMT Fronteira Oeste, Gislei Martins de Souza Oliveira e Vanderluce Moreira Machado, além da professora doutora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Claudia Vanessa Bergamini. Em resumo, com ele objetiva-se agregar "comunicações que proponham uma interpretação do conto na literatura contemporânea brasileira, levando em consideração as mais diversas projeções e estratégias que revelam o aperfeiçoamento da escrita do gênero".

A outra proposta de simpósio aprovada foi a intitulada "Literatura e Outras Linguagens em Diálogos Transdiciplinares: Afrodescendências, Africanidades, Oralidades, Trânsitos e Engajamentos", de autoria do professor doutor do IFMT Pontes e Lacerda, Epaminondas de Matos Magalhães, em parceria com as professoras doutoras Marinei Almeida (Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT) e Renata Beatriz Brandespin Rolon (Universidade do Estado do Amazonas). Em resumo, objetiva-se "colocar em debate questões crítico-literárias em torno da produção dos países africanos, com destaque para Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe", além de abrigar estudos que discutam temas da literatura afrodescendente brasileira, evidenciando a sua diversidade.

A Associação Brasileira de Literatura Comparada é uma associação civil de caráter cultural, sem fins lucrativos, que congrega professores universitários, pesquisadores e estudiosos de Literatura Comparada em âmbito nacional. Os objetivos fundamentais dela são os de fomentar os estudos comparatistas nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras por meio da promoção de seminários, simpósios e cursos destinados ao público acadêmico.