início do conteúdo

Eleições IFMT 2024 Parecer técnico da DSTI confirma segurança de votação pelo sistema Helios Voting

Publicado por: Reitoria / 21 de Outubro de 2024 às 12:32

A comissão Eleitoral Central (CEC) divulga parecer técnico elaborado pela Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação (DSTI) do IFMT relacionado à segurança do sistema Helios Voting que será utilizado nas eleições de reitor e diretor-geral dos campi e campi avançados na próxima quarta-feira, 23 no sistema de votação on-line eleicoes.ifmt.edu.br

A DSTI informou no parecer técnico que o sistema não fornece nenhuma evidência da identidade do eleitor. Para os testes a DSTI optou por usar uma versão modificada pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que possibilita a integração com base de dados de usuários local, no caso o SUAP, cuja senha do servidor e do estudante é a forma de acesso que deve ser utilizada para a votação on-line no Helios Voting.

No documento, a DSTI apresenta 14 testes realizados no sistema, entre eles: o de instalação do código fonte, o de acesso ao banco de dados, o teste para gerar a lista de eleitores e o teste de apuração. No sistema, o voto do eleitor é mantido em segredo por métodos criptográficos.

No documento, a DSTI também informa que o sistema Helios Voting de votação eletrônica on-line, com auditoria aberta, foi desenvolvido por pesquisadores do grupo de criptografia e segurança da informação do Instituto Massachusetts (MIT). O sistema atende casos em que são necessárias eleições confiáveis e seguras.

Para Marcelo Silva, membro da Comissão Técnica Eleitoral, o processo eleitoral via voto on-line está devidamente embasado no parecer técnico da DSTI. “O parecer deixa claro que a eleição não será via SUAP. Será utilizada apenas a base de usuários e o respectivo login e acesso a serviços que já é utilizada para logar no próprio SUAP, no E-mail, no Moodle, no Sistema de Eventos, no Sistema da CPA, em outros sistemas do IFMT”, destacou.

Marcelo reitera ainda a confiabilidade e sigilo do voto. “O parecer é bem claro: por meio de métodos criptográficos, o voto do eleitor é secreto. Além disso, o sistema garante o sigilo da identidade do eleitor," destaca.

É a segunda vez que a Comissão Eleitoral utiliza o sistema Helios Voting para eleições de diretor geral de campus, de campus avançado e reitor. O sistema também é utilizado há algum tempo no IFMT, nas eleições do Conselho Superior (Consup), CPPD e Comissão Própria de Avaliação (CPA) e em outros Institutos Federais do país. 

Confira o parecer da DGTI em anexo. 

Arquivos relacionados

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

Telefone: (65) 3266-7650

Pontes e Lacerda/MT