início do conteúdo

IFMT lança produtos para fortalecimento da Comunicação Pública

Publicado por: Reitoria / 18 de Dezembro de 2024 às 16:53

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), através do Departamento de Comunicação (Decom) lança, nesta quarta-feira (18), três novos produtos comunicacionais: o Inventário de Canais Institucionais de Comunicação, o Manual de Gerenciamento e de Boas Práticas nas Mídias Sociais, o Guia de Boas Práticas e Relacionamento com a Imprensa.

Esses documentos são frutos da Política de Comunicação do IFMT e apresentam os critérios e as orientações para a elaboração de materiais jornalísticos, gráficos (digitais e impressos) e audiovisuais para os diferentes canais institucionais bem como para o relacionamento com a imprensa. Os manuais foram desenvolvidos pela equipe do Decom com a colaboração dos comunicadores dos campi.

A chefe do Departamento de Comunicação, Natália Pavanelli destaca que o lançamento desses documentos representa um marco na comunicação institucional do IFMT, a partir da implantação da Política de Comunicação, em 2022.

"Eles foram desenvolvidos com o objetivo de fortalecer nossas práticas, promover a profissionalização e garantir uma comunicação mais estratégica e alinhada com os valores institucionais, como previsto na Política de Comunicação. Estamos certos de que essas ferramentas contribuem para aproximar ainda mais o IFMT de seu público e da sociedade”, afirmou.

As orientações contidas em cada um dos manuais não se restringem a quem atua na estrutura profissionalizada de Comunicação do IFMT devendo, por isso, ser de conhecimento de todos os servidores da instituição e consultados sempre que necessário.

Entenda como cada Manual pode ser útil: 

Inventário de Canais Institucionais de Comunicação: Apresenta as diretrizes de cada canal de comunicação e tem como objetivo primordial fortalecer a imagem da instituição e facilitar a interação com os públicos estratégicos.

Manual de Gerenciamento e de Boas Práticas nas Redes Mídias Sociais: Criado para orientar e fortalecer o trabalho dos comunicadores da instituição, promovendo diretrizes claras e eficazes para o uso estratégico dos canais oficiais. Além disso, o manual tem como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da comunicação institucional, garantindo a uniformidade, a credibilidade e a profissionalização na gestão das mídias sociais, de forma a potencializar a disseminação de informações relevantes e fortalecer a identidade institucional do IFMT.

Guia de Boas Práticas de Relacionamento com a Imprensa: O documento traz explicações básicas sobre a dinâmica de trabalho dos veículos de comunicação, bem como orientações sobre como os servidores que são ou possam vir a ser fontes de notícias devem se portar em entrevistas. É importante que os servidores tenham conhecimento do conteúdo deste manual, uma vez que todos podem, em algum momento, tornar-se fontes ou querer divulgar algum evento ou projeto.

2025 - Outros documentos previstos na Política de Comunicação do IFMT estão em desenvolvimento e devem ser lançados no próximo ano. 

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

Telefone: (65) 3266-7650

Pontes e Lacerda/MT