IFMT-Pontes e Lacerda abre XII Semana da Consciência Negra nesta quinta-feira

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 21 de Novembro de 2019 às 15:39

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda Fronteira-Oeste abre a XII Semana da Consciência Negra, nesta quinta-feira (21), com a temática "Processos identitários - criação e recriação das relações étnico-raciais", a partir das 19h, em solenidade na quadra poliesportiva. Até o próximo sábado (23), são previstas palestras, minicursos, jogos, mesas redondas e rodas de conversas.

A programação desta quinta prevê às 19h, a encenação da peça de treatro "Rara", nome Yorubá que significa Libertar; às 19h50, no auditório do IFMT também acontece a palestra intitulada "Identidade e racialidade: cuidar da saúde e do psiquismo das populações negras", ministrada pela professora doutora Regina Marques Souza Olivera. A participação no evento é gratuita. "Há atividades para pessoas de diferentes formações e outras para público específico como profissionais da saúde, professores de educação infantil e educadores físicos, professores de matemática", afirmou a professora presidente da Comissão Organizadora, Juliana Nicolau.

Conforme a professora, nesta sexta-feira (22), começam os minicursos, rodas de conversas, instalações voltada para a população em geral. "No período da tarde, das 14h as 18h haverá ainda um minicurso voltado para os profissionais da área de saúde que abordará os protocolos de atendimento da população negra. Já no período noturno, das 19h00 as 22h30 as atividades serão um minicurso para professores da área de exatas, que abordará a etnomatemática; uma oficina para os educadores físicos, da área infantil e  do ensino básico I que trará metodologias para trabalhar expressões artísticas com crianças e adolescentes. E um cine debate".

No sábado (23), acontece o encerramento do evento com a III Feira Cultural Afro-brasileira do IFMT,  que ocorrerá das 18h30 às 21h30 e  terá concurso de poemas, desfile de moda, capoeira, comidas típicas entre outras atrações.