IFMT Pontes e Lacerda: alunos do Ensino Médio conquistam medalha e avançam para 2ª fase de 2 olimpíadas nacionais

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 12 de Dezembro de 2023 às 09:54

Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste obtiveram excelentes resultados em duas aplicações nacionais: a Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas) e a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Na primeira, a aluna Maria Grabrieli Godoi conquistou a medalha de bronze.

Maria Grabrieli destacou como foi a preparação. “Fiquei muito emocionada, cheguei até chorar. É uma prova muito grande. Mesmo que seja apenas um certificado, houve muita preparação e no dia da avaliação fiquei muito nervosa, achei que não conseguiria chegar até onde cheguei. A professora insistiu para que eu fizesse a prova, até então, não queria fazer mais, mas segui em frente e estudei para conseguir responder”.

Coordenadora local da olimpíada, a professora Rosimeire Aparecida Ribeiro avaliou a participação geral das alunas que fizeram a prova. “Mesmo com pouco tempo de preparação e por ser a 1ª Olimpíada Nacional Feminina de Química (QUIMENINAS), as alunas que participaram apresentaram resultados satisfatórios. Para auxiliar no estudo para resolver a prova e obter a classificação foi utilizado o aplicativo da ONC com banco de questões e provas anteriores resolvidas. Os alunos, ao serem desafiados, mostram o potencial que possuem, pois precisam dar o seu melhor para avançar as fases. Ao conseguirem, eles se sentem mais confiantes e veem que podem conquistar o que acham impossível. Participar das olimpíadas instiga o aluno a buscar sempre mais”.

Para a professora, a aplicação da prova também incentiva a participação em olimpíadas científicas, com foco em química; cria um ambiente mais estimulante para as alunas que se interessam pela disciplina; fortalece os vínculos de meninas, para transformar os padrões de influências e estimular a liderança e a equidade de gênero; aumentar o número de meninas medalhistas nas fases nacional e internacional; identifica talentos femininos em química; incentiva o ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento químico.

Olimpíada Nacional de Ciências – Nesta aplicação, quatro alunos do IFMT Pontes e Lacerda conseguiram passar para a segunda fase: Higor Reis Coelho, Gabriela Oliveira Ribeiro, Thayni Gabrieli Deluqui Ferreira e Kauã Santana Aires. Ao todo, 130 estudantes participaram.

A educadora destacou o resultado. “Mesmo com pouco tempo de preparação e por não terem conhecimento da ONC, eles foram bem. Para auxiliar no estudo para resolver a prova e obter a classificação também foi utilizado o app da ONC com banco de questões e provas anteriores resolvidas”.

A ONC tem parceria universidades com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX). O aluno medalhista pode utilizar o desempenho nas olimpíadas para ingressar nelas.

Conforme a professora, a aplicação desta prova “desperta e estimula o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproxima as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedade científica das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identifica os estudantes talentosos e incentiva o ingresso deles nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos; proporciona desafios visando o aprimoramento das formações; contribui para a melhoria da qualidade da educação básica e promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento”, finalizou.