IFMT - Pontes e Lacerda define retorno das aulas presenciais em sistema de revezamento a partir do dia 25

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 4 de Outubro de 2021 às 18:10

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste informa à comunidade que prepara o retorno às atividades presenciais, após mais de um ano realizando atividades remotas devido à pandemia do Covid-19.

Desde março de 2020, as atividades presenciais em todo IFMT foram suspensas, sendo mantidas apenas atividades no sistema remoto. Assim, foi instituído no IFMT o Regime de Exercícios Domiciliares, mais conhecido pela sigla RED, para o desenvolvimento das atividades acadêmicas em domicílio e iniciado no Campus em 18 de maio de 2020.

No último dia 23 de setembro, o Conselho Superior (CONSUP) do IFMT deliberou pelo retorno gradual às atividades presenciais, a critério de cada Campus o seu planejamento e organização. Esse retorno se organiza em 4 fases, sendo elas:

FASE 1 - Atividades Não Presenciais: Contempla as atividades de ensino e atividades administrativas de forma remota, correspondendo à fase atual na maioria das instituições.
FASE 2 - Retomada: Definida como a fase de retorno inicial e gradual para os servidores e alunos.
FASE 3 - Regime de oferta mista: Realização de Atividades Não Presenciais em alternância com atividades presenciais.
FASE 4 - Aulas presenciais: - Retorno presencial de 100% das atividades de ensino

Deste modo, o Campus definiu pelo retorno gradual presencial, a partir do dia 04 de outubro, com a FASE 2. Sendo este o planejamento:

FASE 1: desde fevereiro de 2021

Atividades acadêmicas, estágio, pesquisa e extensão no sistema remoto;
Manutenção do ensino no sistema RED;
Retomada de parte dos serviços administrativos através de escala;

FASE 2:

a) a partir de 04 de outubro de 2021

• Retorno de servidores técnicos ao trabalho presencial;

b) a partir de 25 de outubro de 2021

• Retorno das aulas presenciais (com revezamento das turmas).
  • O CRONOGRAMA PARA AS AULAS PRESENCIAIS DE CADA TURMA, SERÁ DISPONIBILIZADO PARA CADA CLASSE, PELA COORDENAÇÃO DO CURSO PERTINENTE;
  • Pais/ou responsáveis PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO devem assinar o TERMO DE AUTORIZAÇÃO do estudante, para comparecimento às aulas (clique nos links e faça o dowload do Termo editável, que deve ser entregue no Setor de Protocolo do Campus até 08/10/2021).

Termo de autorização para comparecimento às atividades presenciais (para pais assinarem)
Termo de autorização para comparecimento às atividades presenciais (para alunos maiores de idade)

• NO CASO DOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR, UM FORMULÁRIO ONLINE SERÁ ENVIADO PELAS COORDENAÇÕES DE CURSOS PARA PREENCHIMENTO.
  • Uma live será realizada em breve, com demais informações e com objetivo de prestar esclarecimentos ao modelo de revezamento, das aulas presenciais.

As demais fases do planejamento de retorno serão divulgadas, conforme o andamento da execução das que foram definidas até o momento.

(Atualizada em 05/10/2021)